metropoles.com

Alta dos juros nos EUA pressiona e Bolsa cai a pior nível desde 2022

Nos Estados Unidos, uma nova alta nos juros levou a taxa básica para perto de 5%, a maior desde 2007; aperto monetário impactou a Bolsa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cris Faga/NurPhoto via Getty Images
Imagem colorida do painel da Bolsa de Valores de São Paulo
1 de 1 Imagem colorida do painel da Bolsa de Valores de São Paulo - Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

A decisão do Federal Reserve (o Banco Central dos Estados Unidos) de aumentar a taxa básica de juros do país em 0,25 ponto percentual já era esperada, mas isso não impediu que os investidores da Bolsa brasileira reagissem mal à notícia.

O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa de Valores do Brasil (B3), recuou 0,8%, aos 100.221 pontos. Com a queda, o mercado voltou para o pior patamar registrado desde julho de 2022.

Com a alta promovida hoje pelo Fed, os juros básicos da economia americana estão agora em um intervalo de 4,75% a 5% ao ano, o maior patamar desde 2007. É o 9º aumento consecutivo dos juros nos EUA.

“O sistema bancário dos EUA é sólido e resiliente. Acontecimentos recentes devem resultar em condições de crédito mais restritivas para famílias e empresas e afetar a atividade econômica, as contratações e a inflação. A extensão desses efeitos é incerta. O comitê permanece altamente atento aos riscos de inflação”, diz o Fed, em comunicado.

O aperto monetário segue nos Estados Unidos e, por aqui, a expectativa é que o Banco Central decida manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, de olho nos riscos fiscais e inflacionários.

Os investidores continuam à espera do anúncio do novo arcabouço fiscal. Ontem (22/3), o presidente Lula disse que  “é preciso discutir um pouco mais” o novo pacote e que não é preciso “ter pressa” para tratar do assunto. A data provável de anúncio das regras orçamentárias, agora, é após o retorno de Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de viagem da China, na semana que vem.

No dia, a desvalorização do petróleo e do minério de ferro no exterior também influenciaram a Bolsa brasileira. A Vale, ação de maior peso no Ibovespa, recuou 1% e a Petrobras encerrou o pregão com desvalorização de 0,5%.

Já entre os papéis que mais ganharam valor estão os das construtoras Eztec e MRV, que avançaram 4%. Os ganhos estão relacionados ao relançamento do programa Minha Casa Minha Vida e à perspectiva de queda nas taxas de juros no Brasil a partir do segundo semestre de 2023.

Dólar

O dólar encerrou a quarta-feira (22/3) com ligeira desvalorização de 0,2%. Com isso, a moeda americana está cotada em R$ 4,23.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?