metropoles.com

Alta de 3% nas ações da Petrobras garante saldo positivo para a Bolsa

A Bolsa subiu 0,4% nesta quinta-feira (23/2), impulsionado pelo bom desempenho da Petrobras e dos frigoríficos; dólar cai a R$ 5,13

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Bolsa de valores sao paulo b3 queda
1 de 1 Bolsa de valores sao paulo b3 queda - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores brasileira (B3), avançou 0,4%, aos 107.592 pontos. No dia, o principal motor para os ganhos do mercado foi a alta de 3% das ações da Petrobras, segunda maior empresa do índice da Bolsa.

A petroleira foi beneficiada pelo avanço da cotação do barril de petróleo no exterior, o que tende a acelerar o faturamento da Petrobras. No dia, a commodity avançou 2%, no melhor desempenho diário desde o dia 10 de fevereiro.

Uma possível redução das exportações de petróleo e gás pela Rússia foram determinantes para a valorização do produto. Autoridades russas estariam avaliando a medida, como resposta aos embargos promovidos pelos países europeus, em razão da invasão da Rússia à Ucrânia, que está prestes a completar um ano.

Outro fator que impulsionou a Bolsa foi a alta das ações de empresas do setor de carne. No dia, JBS, Minerva e BRF (dona das marcas Perdigão e Sadia) subiram até 5%.

Na véspera, as ações do setor caíram até 7%, em razão da confirmação de um caso de “mal da vaca louca” em um animal no Pará. Foi o primeiro caso da doença confirmado no Brasil desde 2021. Como consequência, a China suspendeu as importações de carne bovina brasileira por tempo indeterminado.

No entanto, as declarações do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que afirmou serem grandes as chances de o caso do “mal da vaca louca” registrado em uma propriedade rural em Marabá (PA) ser de origem atípica, de menor gravidade e com menor risco de contágio regional, tranquilizaram o mercado.

Além disso, a informação de que o México deve abrir seu mercado para a carne bovina brasileira na próxima semana, publicada pelo jornal mexicano El Norte, animou os investidores.

Dólar

O dólar recuou 0,6% e encerrou a quinta-feira cotado a R$ 5,13. No mês, a moeda americana acumula alta de 1,3%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?