Alemanha: empresários estão mais otimistas com o futuro da economia
Empresários da Alemanha estão otimistas com a economia local, segundo mostra o índice de sentimento nos negócios da universidade de Munique
atualizado
Compartilhar notícia
A economia da Alemanha apresentou em abril um cenário positivo. É o que mostra o índice de sentimento nos negócios medido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Leibniz (Ifo), da Universidade de Munique. O indicador subiu de 93,2 em março para 93,6 neste mês.
Segundo avaliação do Ifo, o avanço do otimismo nos negócios foi influenciado pelas expectativas das empresas, com alta de 91,0 para 92,2. Apesar disso, ainda segundo o índice, os empresários da Alemanha consideram que a situação deles está “um pouco pior” (de 95,4 para 95,0).
O diagnóstico dos pesquisadores é de que os empresários estão ficando mais otimistas, apesar de reconhecerem que a economia da Alemanha precisa demonstrar dinamismo para avançar.
Entre os empresários do setor de manufatura, o indicador Ifo apresentou leve alta. “Por um lado, o otimismo em relação aos desenvolvimentos futuros cresceu visivelmente. Por outro, as empresas avaliaram seus negócios atuais como consideravelmente piores. Já a produção deverá aumentar nos próximos meses”, afirmou, em nota, o presidente do Instituto Ifo, Clemens Fuest.
No setor de serviços, caiu a tendência de alta do clima de negócios dos últimos meses, com a alta do pessimismo em relação aos próximos meses.
Já os empresários do comércio ouvidos pelo instituto demonstraram menor satisfação com sua situação atual. “As vendas no setor caíram e muitos varejistas permanecem reticentes quanto a encomendar mercadorias”, disse Fuest.
O setor da construção civil apresentou alta. As expectativas do segmento para os próximos meses é de melhora. As avaliações negativas da situação atual caíram para o nível mais baixo desde dezembro de 2015.
É possível fazer o download do relatório completo no site do Instituto de Pesquisa Econômica Leibniz.