Agronegócio cria a primeira faculdade focada no… agronegócio
Escola funcionará em Ribeirão Preto (SP), com cursos de administração, engenharia de produção e direito. A ideia é formar “agrolíderes”
atualizado
Compartilhar notícia
No currículo, o agronegócio brasileiro acumula um número expressivo de façanhas. Elas incluem saltos formidáveis de produção e produtividade, uma absorção tecnológica surpreendente, além da proliferação de resultados parrudos, cruciais para o crescimento do PIB do país. Agora, um grupo de empresários do setor quer avançar sobre uma nova frente de atuação. O agronegócio está criando uma faculdade focada no… agronegócio.
O empreendimento resulta de uma parceria entre a consultoria Markestrat, voltada para a agroindústria, e o Grupo SEB, dono de marcas como Pueri Domus, Universidade Dom Bosco e Escola Paulista de Direito. As duas empresas criaram a Harven Agribusiness School, que começará a funcionar a partir de 2024, no complexo empresarial do Dabi Business Park (foto em destaque), em Ribeirão Preto, no interior paulista – tradicional polo da cadeia industrial sucroalcooleira.
A faculdade oferecerá a partir de 2024 180 vagas de graduação em três áreas. São elas administração, com duas turmas, direito e engenharia de produção — além de cursos de pós-graduação. “Nosso objetivo é formar agrolíderes”, diz o CEO da Harven, Roberto Fava Scare. “Queremos que, além da parte teórica, nossos alunos consigam ter uma experiência prática. Isso com uma visão integrada das cadeias produtivas, que vão da pedra de fosfato, usada na fertilização do solo, até o aplicativo que gerencia a validade do alimento na gôndola do supermercado.”
A estrutura da Harven, afirma Scare, está sendo montada para que os alunos mergulhem nos mercados do agronegócio e de tecnologia desde o início da faculdade. No centro empresarial onde a faculdade funcionará, estão presentes grandes empresas do ramo, como a São Martinho e a Vittia. Ali, há também um hub de tecnologia com startups e aceleradoras, além de escritórios de advocacia voltados para a atividade agroindustrial.
Inscrições
Segundo Scare, a Harven, cujo nome é uma união dos termos harvest, que significa colheita, com heaven, paraíso, receberá um investimento de R$ 100 milhões nos próximos cinco anos. As obras no local que abrigará a faculdade começaram em julho. O edital do processo de admissão da faculdade foi lançado no dia 20 de julho e as inscrições paa os cursos estão abertas no site www.harvenschool.com.
A aprovação dos alunos será feita em duas etapas. Na primeira, será analisado um vídeo curto, no qual o candidato deverá expor suas expectativas profissionais. Na segunda fase, será feita uma prova com redação e questões de raciocínio lógico, inglês e conteúdo aplicado ao agro. A avaliação ocorrerá de forma remota no dia 21 de novembro*.
O valor das mensalidades não foi divulgado, mas, de acordo com Scare, o objetivo é montar uma faculdade no mesmo “padrão de instituições como a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Insper”. Na FGV, em São Paulo, a mensalidade do curso de graduação em administração de empresas é de R$ 6 mil, isso desconsideradas bolsas ou outras formas de descontos oferecidas pela instituição.
(*) A primeira data informada pela faculdade foi 21 de outubro. Após a publicação da reportagem, ela foi alterada para o mesmo dia de novembro.