metropoles.com

Agosto vermelho: Ibovespa tem 12ª queda seguida, pior série da história do índice

Criado em 1968, o indicador nunca havia registrado uma sucessão tão longa de resultados negativos. O dólar fechou estável, cotado a R$ 4,99

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cris Faga/NurPhoto via Getty Images
imagem colorida painel com cotações bolsa de valores - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida painel com cotações bolsa de valores - Metrópoles - Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

O Ibovespa fechou em baixa de 0,50%, aos 115.592 pontos, nesta quarta-feira (16/8). Com o recuo, o principal índice de Bolsa brasileira (B3) registrou a décima segunda queda seguida, com perdas acumuladas de 5,12% nessas sessões. Não há registro na história do indicador, criado em 1968, de uma sucessão tão extensa de resultados negativos.

De acordo com o analista Lucas Serra, da Toro Investimentos, o movimento de baixa acentuou-se por volta das 15 horas, depois da divulgação da ata do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Na análise do mercado, o documento não afastou a possibilidade de mais uma elevação dos juros no país, na próxima reunião do órgão, em setembro.

Dados da plataforma TradeMap, mostram que os principais índices de Nova York também encerraram o dia no vermelho. O Dow Jones caiu 0,52%; a Nasdaq, 1,15%; e o S&P 500, 0,76%.

No pregão da B3 desta quarta, diversas ações também jogaram contra o índice. As maiores quedas ficaram com Natura (NTCO3, -8,90%), Hapvida (HAPV3, -5,78%) e Alpargatas (ALPA4, -4,98).

A Vale, com forte peso no pregão, teve baixa de 0,39%. A Elebrobras caiu 3,56%, em meio à troca de CEO e ao parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) favorável à restituição dos poderes dos votos do governo como acionista da companhia.

Apenas 19 entre 85 ações do Ibovespa subiram. As altas mais expressivas do dia, ainda segundo a TradeMap, ficaram com IRB (IRBR3, +11,86%), Magalu (MGLU3, 7,22%) e Via (VIIA3, 5,92%).

Dólar

O dólar fechou o dia estável, registrando ligeira queda de 0,01%, a R$ 4,99. Na semana, a moeda americana acumula alta 1,69%. Em agosto, ela subiu 5,44%. Em 2023, registrou queda de 5,53%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?