Agência de risco S&P rebaixa nota de crédito da Casas Bahia
Corte ocorreu após divulgação dos resultados financeiros do terceiro trimestre, com prejuízo 311% maior do que no mesmo período de 2022
atualizado
Compartilhar notícia
O Grupo Casas Bahia informou que a agência de classificação de riscos S&P Global Ratings rebaixou a nota de crédito da companhia de “brA-” para “brBBB-” em escala nacional, com perspectiva de crédito negativa.
Segundo a S&P, o rebaixamento, anunciado na quinta-feira (23/11), ocorreu depois da divulgação dos resultados financeiros do terceiro trimestre de 2023, com números indicando que o grupo não atingirá as métricas de crédito esperadas na análise anterior. O balanço da empresa reportou um prejuízo 311% superior ao observado no mesmo período de 2022.
“Em nossa visão, os resultados do acumulado do ano mostram que o grupo atualmente depende de condições de negócios, financeiras e econômicas favoráveis para retomar sua rentabilidade”, apontou a S&P. “Não esperamos uma crise de pagamento ou de crédito nos próximos 12 meses, mas entendemos que sua estrutura de capital atual é frágil.”
A agência considera que os desafios para a empresa recuperar margens e reduzir o endividamento seguirão em 2024, em um ambiente macroeconômico ainda difícil para o varejo, com taxas de juros em patamares elevados e o alto grau de competição.
A Casas Bahia passa por um processo de reestruturação, que prevê o fechamento de entre 50 e 100 lojas, além da demissão de 6 mil funcionários – a varejista emprega, hoje, cerca de 40 mil pessoas.