metropoles.com

Ações do Deutsche Bank caem forte e derrubam bolsas na Europa

As ações do Deutsche Bank recuavam cerca de 10% nesta manhã; no mercado futuro dos Estados Unidos, os papéis do banco alemão tombaram 13%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images
Banks Photo Illustrations
1 de 1 Banks Photo Illustrations - Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

Os principais mercados internacionais operam em baixa nesta sexta-feira (24/3) e agora há um novo foco de preocupação dos investidores no setor bancário: o gigante alemão Deutsche Bank.

As ações do banco recuavam cerca de 10% nesta manhã. No mercado futuro dos Estados Unidos, os papéis do Deutsche Bank tombaram 13%.

A queda acontece depois de os chamados swaps de default de crédito (CDS, na sigla em inglês) do banco – um tipo de seguro para os detentores de títulos de uma empresa que protege contra a inadimplência – terem atingido o nível mais alto em quatro anos, em 173 pontos-base, na noite de quinta-feira (23/3). No dia anterior, esse índice era de 142 pontos-base.

Na prática, o CDS serve para dar segurança em operações de crédito contra um possível calote. A alta expressiva do CDS do banco alemão, em um intervalo de tempo curto, indica que os investidores estão muito preocupados.

Por volta das 8 horas (pelo horário de Brasília), o índice Stoxx 600, das 600 maiores empresas europeias listadas em bolsa, recuava 0,9%, após registrar uma recuperação acentuada no início da semana.

Na bolsa de Frankfurt, o índice DAX caía 2,4%, enquanto o CAC 40, de Paris, cedia 2,25%. Na bolsa de Londres, o FTSE tinha queda de 1,83%.

O índice Stoxx 600 Banks, que reúne as ações dos principais bancos da Europa, caía forte (-5,36%).

As ações do Credit Suisse e do UBS recuavam mais de 6%. O Société Générale despencava 7,51%, enquanto o Commers Bank cedia 2,4%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?