Ações de companhias aéreas caem após falha suspender voos nos EUA
Falha no sistema de alerta para os pilotos causou a suspensão de todos os voos do país e derrubou as ações das principais companhias aéreas
atualizado
Compartilhar notícia
As ações de algumas das principais companhias aéreas dos Estados Unidos registram queda no pré-mercado americano, nesta quarta-feira (11/1), após uma falha no sistema de alerta para os pilotos causar a suspensão de todos os voos do país.
Nesta manhã (pelo horário de Brasília), os papéis da United Airlines recuavam mais de 1%, enquanto as ações da American Airlines registravam desvalorização de 0,7%.
Também estão caindo as ações de Delta Air Airlines (-0,66%) e JetBlue (-0,65%). O maior tombo até o momento é da Southwest Airlines (-2,35%).
Entenda o que ocorreu
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) suspendeu todos os voos domésticos do país durante esta manhã. A paralisação se deve a uma falha no sistema de Aviso para Missões Aéreas.
A suspensão causou uma série de atrasos em voos domésticos. De acordo com a plataforma FlightAware, que monitora status de decolagens, mais de 1.100 voos domésticos e internacionais foram adiados. Outros 90 foram cancelados.
Em comunicado divulgado há pouco, o órgão regulador da aviação nos EUA informou que as decolagens haviam sido novamente permitidas.