Ações da Vale e da Petrobras oscilam forte na Bolsa
Papéis das empresas estavam em queda no pregão por volta do meio-dia. Pouco depois, Vale teve leve recuperação. Petrobras seguiu em queda
atualizado
Compartilhar notícia
As ações da Vale seguem oscilando nesta quarta-feira (13/3) na Bolsa brasileira (B3). Por volta das 12 horas, elas caíam 0,12%, cotadas a R$ 60,77. Dez minutos depois, embicaram para uma leve alta de 0,10%. Os papéis da Petrobras, que vinham se recuperando no início da semana, recuaram nesse horário. A ação ordinária (com direito a voto em assembleias), por exemplo, apresentava baixa de 0,40%, a R$ 37,22.
Tanto a Vale como a Petrobras enfrentam sobressaltos constantes na Bolsa de Valores, provocadas por variações no preço internacional de commodities, tanto em relação ao minério de ferro como ao petróleo. Neste ano, contudo, segundo analistas, as quedas têm sido puxadas por tentativas de ingerência política na gestão das companhias – as duas estão entre as que mais perderam valor de mercado em 2024.
Apesar das variações das ações das duas companhias, o Ibovespa, o principal índice da Bolsa, operava em alta de 0,16%, aos 128.866 pontos, ao meio-dia desta quarta-feira. As ações da Marfrig e da PetroRio puxavam as altas, enquanto as maiores quedas eram registradas pelo Pão de Açúcar e pela empresa de transmissão de energia ISA Cteep.