metropoles.com

Ações da Petrobras disparam após falas de Jean Paul Prates

Ação da Petrobras subia 3% no fim da manhã. Presidente da estatal falou ao Senado sobre política de preços após primeiro reajuste do ano

atualizado

Compartilhar notícia

Jefferson Rudy/Agência Senado
O ex-senador Jean Paul Prates, atual presidente da Petrobras, usa terno e caminha sobre um fundo azul - Metrópoles
1 de 1 O ex-senador Jean Paul Prates, atual presidente da Petrobras, usa terno e caminha sobre um fundo azul - Metrópoles - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

As ações da Petrobras tiveram forte alta na manhã desta quarta-feira (16/8) em reação ao reajuste no preço dos combustíveis anunciado na véspera e a falas do presidente da estatal, Jean Paul Prates.

Ao participar de audiência no Senado, Prates disse nesta quarta-feira que a Petrobras não está “perdendo dinheiro” com sua nova política de preços, em vigor desde maio.

As ações ordinárias da Petrobras (PETR3) subiam 3,6% pouco depois das 13h e as preferenciais (PETR4) avançavam quase 3%.

O reajuste em diesel e gasolina anunciado na véspera foi o primeiro aplicado pela Petrobras na gestão Prates e no atual governo Lula.

A petroleira vinha pressionada a subir seus preços diante da alta na cotação do barril de petróleo no mercado internacional, mas existiam dúvidas sobre o reajuste, que é impopular ao governo.

Prates diz que Petrobras não precisa de PPI para ter lucro

No Senado, Prates negou interferência do governo na decisão e disse que a Petrobras aplica um modelo com “40 mil variáveis” para definir seu preço.

Pelos cálculos do setor, o reajuste da Petrobras não usou toda a margem possível. Como mostrou o Metrópoles, o novo preço da Petrobras segue até 11% abaixo do preço de importação praticado nos portos.

Prates defendeu, no entanto, que a companhia não precisa seguir o antigo preço de paridade de importação (o chamado PPI) para ter lucro e que possui vantagens competitivas que permitem um preço menor.

“Não adianta dizer que a Petrobras ontem ajustou e mesmo assim ficou defasada. Esse preço de referência não é o que a Petrobras pratica e não são os preços que a Petrobras precisa praticar para ter lucro”, disse Prates aos senadores.

“Igualar-se ao preço do importador é se igualar ao preço do concorrente mais ineficiente que você tem”, disse Prates, que é ex-senador pelo PT e histórico crítico do PPI.

“Ele [importador] não refina aqui, não produz aqui, não tem plataforma aqui. Ele simplesmente importa e ganha uma comissão. Esse PPI interessava aos importadores”, disse.

Embora sem usar uma paridade com o preço de importação, a leitura nos mercados foi que a Petrobras respondeu às variações no preço internacional. A movimentação ajudou a animar os investidores já no pregão da véspera, logo após o anúncio.

Também nesta quarta-feira, o Bradesco BBI divulgou relatório elevando a recomendação para a ação da Petrobras de “neutra” para “acima da média” (outperform, no jargão do mercado). Os analistas do banco veem potencial de valorização do papel e aumento do fluxo de caixa, que levaria a um maior montante de dividendos pagos aos acionistas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?