metropoles.com

Acima das expectativas, setor de serviços cresce 0,9% em março

Na comparação com março do ano passado, o setor de serviços avançou 6,3%; foi o segundo mês consecutivo de alta, de acordo com o IBGE

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Bares e restaurantes do DF reabriram no dia 15 de julho
1 de 1 Bares e restaurantes do DF reabriram no dia 15 de julho - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

O volume de serviços no Brasil registrou um crescimento de 0,9% em março deste ano, na comparação com fevereiro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (16/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o segundo mês seguido de alta.

Na comparação com março do ano passado, o setor de serviços avançou 6,3%.

O desempenho em março superou as projeções do mercado. O consenso Refinitiv estimava uma alta 0,6% na comparação mensal e de 4,6% na leitura anual.

No acumulado do primeiro trimestre de 2023, o crescimento dos serviços foi de 5,8% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado de 12 meses, o avanço foi de 7,4%.

Em março, houve crescimento em três das cinco atividades pesquisadas, com destaque para transportes (+3,6%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (+2,6%). Também tiveram alta os serviços de informação e comunicação (+0,2%).

Por outro lado, houve queda nos serviços prestados às famílias (-1,7%) e em outros serviços (-0,6%).

“Olhando à frente, o alto nível de endividamento das famílias e a moderação da atividade econômica aqui e lá fora poderá tirar parte da força dos reajustes de serviços”, avalia Marco Caruso, economista-chefe do Banco Original.

“No entanto, até o momento, a atuação dos serviços segue surpreendendo com um desempenho acima das expectativas, o que justifica a preocupação do Banco Central com a persistente inflação do setor. Para 2023, projetamos uma alta de 1,2%, ainda impulsionada pela recuperação no período pós-pandêmico”, completa Caruso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?