metropoles.com

Abaixo do esperado, inflação no Reino Unido desacelera em agosto

Na comparação anual, o índice foi de 6,7%, ante 6,8% registrado em julho. Já na base mensal, a inflação no Reino Unido ficou em 0,3%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
Bandeira do Reino Unido
1 de 1 Bandeira do Reino Unido - Foto: Pixabay

A inflação no Reino Unido ficou abaixo das projeções do mercado em agosto deste ano e desacelerou em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (20/9) pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS).

Na base de comparação anual, o índice foi de 6,7%, ante 6,8% registrado em julho. Já na base mensal, a inflação britânica ficou em 0,3%.

Nos dois casos, a inflação no Reino Unido veio abaixo das estimativas dos analistas. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, estimava índices de 7% (anual) e 0,7% (mensal).

A maior contribuição para a desaceleração do índice de preços foi dos alimentos, de acordo com o ONS. Os combustíveis, por sua vez, registraram forte alta.

O núcleo de inflação, que exclui a variação de preços de energia e alimentação, ficou em 6,2%, na base anual, e 0,1%, na comparação mensal. Em julho, os índices foram de 6,9% e 0,3%, respectivamente.

Juros

Apesar da desaceleração da inflação, o mercado não espera uma redução da taxa de juros na próxima reunião do Banco da Inglaterra (o Banco Central britânico).

No início de agosto, a autoridade monetária elevou os juros em 0,25 ponto percentual. Com isso, a taxa de referência subiu de 5% para 5,25%, o maior patamar em 15 anos, desde 2008. Foi o 14º aumento consecutivo dos juros no Reino Unido.

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra está programada para quinta-feira (21/9). O aumento da taxa de juros é a principal ferramenta dos bancos centrais para combater a inflação.

PIB

O Reino Unido é a quinta maior economia do mundo, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). O PIB britânico é superado apenas por Estados Unidos, China, Japão e Alemanha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?