Abaixo do esperado, “inflação do aluguel” fica em 0,05% em março
Segundo projeções do consenso Refinitiv, o IGP-M ficaria em 0,15% no mês; índice tem variação acumulada de 0,2% em 2023 e 0,17% em 12 meses
atualizado
Compartilhar notícia
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a “inflação do aluguel”, ficou em 0,05% em março deste ano, após uma queda de 0,06% em fevereiro. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (30/3) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV).
Com o resultado deste mês, o índice tem variação acumulada de 0,2% em 2023 e de 0,17% nos últimos 12 meses – menor taxa desde fevereiro de 2018 nessa base de comparação.
O indicador de março veio abaixo do esperado pelo mercado. Segundo as projeções do consenso Refinitiv, o IGP-M ficaria em 0,15% no mês.
Em março do ano passado, a “inflação do aluguel” teve variação de 1,74%.
O IGP-M
O IGP-M é conhecido como “inflação do aluguel” porque serve de base para reajustes de diversos contratos, como os de locação de imóveis. Além da análise dos preços ao consumidor, o índice leva em consideração o custo dos produtos primários, matérias-primas, preços no atacado e insumos da construção civil.