metropoles.com

A Tesla, de Musk, vai produzir lítio para carros elétricos no Texas

Ela será a única montadora americana que vai refinar o metal, usado em baterias. Empreendimento abastecerá 1 milhão de veículos até 2025

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Justin Sullivan/Getty Images
Imagem colorida: Elon Musk acena - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: Elon Musk acena - Metrópoles - Foto: Justin Sullivan/Getty Images

A fabricante de veículos elétricos (EVs) Tesla, que pertence ao bilionário Elon Musk (dono do Twitter, entre outras empresas), iniciou nesta semana a construção de uma refinaria de lítio no Texas, nos Estados Unidos. O metal é usado na fabricação de baterias empregadas pelos EVs. Musk afirmou que o empreendimento terá capacidade para fornecer lítio para um milhão de carros até 2025, tornando-se o maior processador americano do material.

“Ao olharmos alguns anos à frente, um ponto de estrangulamento fundamental no avanço dos veículos elétricos é a disponibilidade de baterias de lítio”, disse Musk, na cerimônia de inauguração da refinaria, na segunda-feira (8/5). Isso, de acordo com a agência Reuters, com tratores e outros equipamentos compondo o cenário de fundo, enquanto o bilionário discursava.

A nova frente de atuação fará da Tesla a única grande montadora dos Estados Unidos que vai refinar seu próprio lítio. A iniciativa contou com o apoio do governo local.

“O Texas quer ser autossuficiente e não dependente de nenhuma nação estrangeira hostil para o que precisamos. E precisamos de lítio”, disse o governador do Texas, o republicano Greg Abbott, na cerimônia. Atualmente, a China domina o processamento de muitos minerais críticos para a indústria de tecnologia. Entre eles, o lítio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?