A Tesla, de Musk, vai produzir lítio para carros elétricos no Texas
Ela será a única montadora americana que vai refinar o metal, usado em baterias. Empreendimento abastecerá 1 milhão de veículos até 2025
atualizado
Compartilhar notícia
A fabricante de veículos elétricos (EVs) Tesla, que pertence ao bilionário Elon Musk (dono do Twitter, entre outras empresas), iniciou nesta semana a construção de uma refinaria de lítio no Texas, nos Estados Unidos. O metal é usado na fabricação de baterias empregadas pelos EVs. Musk afirmou que o empreendimento terá capacidade para fornecer lítio para um milhão de carros até 2025, tornando-se o maior processador americano do material.
“Ao olharmos alguns anos à frente, um ponto de estrangulamento fundamental no avanço dos veículos elétricos é a disponibilidade de baterias de lítio”, disse Musk, na cerimônia de inauguração da refinaria, na segunda-feira (8/5). Isso, de acordo com a agência Reuters, com tratores e outros equipamentos compondo o cenário de fundo, enquanto o bilionário discursava.
A nova frente de atuação fará da Tesla a única grande montadora dos Estados Unidos que vai refinar seu próprio lítio. A iniciativa contou com o apoio do governo local.
“O Texas quer ser autossuficiente e não dependente de nenhuma nação estrangeira hostil para o que precisamos. E precisamos de lítio”, disse o governador do Texas, o republicano Greg Abbott, na cerimônia. Atualmente, a China domina o processamento de muitos minerais críticos para a indústria de tecnologia. Entre eles, o lítio.