À espera de fala de chefe do Fed, dólar sobe e bolsa abre em baixa
Atenções do mercado financeiro estão voltadas para dados da economia dos EUA e discurso do presidente do Fed, Jerome Powell
atualizado
Compartilhar notícia
Em um dia no qual as atenções do mercado financeiro estão voltadas aos Estados Unidos, o dólar operava em alta e o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, recuava na manhã desta quinta-feira (24/8).
Por volta das 10h55, o Ibovespa caía 0,4%, aos 117.657,97 pontos.
Na véspera, a bolsa encerrou o dia com forte alta de 1,7%, aos 118 mil pontos. Com o resultado, acumula perdas de 3,12% no mês e ganhos de 7,65% no ano.
Nesta quinta, os investidores estão à espera do pronunciamento do presidente do Federal Reserve (o Fed, Banco Central americano), Jerome Powell.
O chefe da autoridade monetária falará na abertura do Simpósio de Jackson Hole, que reúne os presidentes de alguns dos principais bancos centrais do mundo.
A expectativa do mercado é a de que Powell dê indicações sobre a política monetária dos EUA. Na última reunião do Comitê de Política Monetária do Fed, a taxa de juros foi elevada em 0,25 ponto percentual, para um intervalo entre 5,25% a 5,5% ao ano – a maior em 22 anos.
Ainda em relação à economia americana, os investidores repercutem os dados de pedidos de auxílio-desemprego na maior economia do mundo. O número de solicitações recuou para 230 mil na semana encerrada em 19 de agosto, segundo dados divulgados pelo Departamento do Trabalho do governo americano.
O resultado veio abaixo das estimativas dos analistas. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, estimava 240 mil solicitações no período.
Dólar
O dólar, por sua vez, operava em alta desde o início da sessão desta quinta. Às 10h40, a moeda americana avançava 0,6% e era negociada a R$ 4,885.
No dia anterior, o dólar caiu forte (-1,73%), cotado a R$ 4,854. Com o resultado, acumula alta de 2,66% em agosto e queda de 8,02% em 2023.