metropoles.com

A 15 dias do fim do governo, Paulo Guedes desocupa Granja do Torto

Nos últimos anos, o ministro residiu na casa de campo, que costumava ser utilizada por presidentes eleitos durante períodos de transição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministro da Economia, Paulo Guedes, participa de comissão mista na Câmara dos Deputados para explicar dinheiro em offshore
1 de 1 Ministro da Economia, Paulo Guedes, participa de comissão mista na Câmara dos Deputados para explicar dinheiro em offshore - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deixou a Granja do Torto, uma das residência oficiais da Presidência da República, na sexta-feira (16/12).

Nos últimos anos, Guedes residiu na casa de campo – que costumava ser utilizada por presidentes eleitos durante períodos de transição.

O futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, havia pedido a Guedes para desocupar o imóvel, que ficará disponível, então, para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Guedes confirmou à TV Globo a informação de que estava deixando a granja. O ministro seguiu para o Rio de Janeiro e já anunciou que não retornará a Brasília nas duas últimas semanas de mandato do presidente Jair Bolsonaro. Ele trabalhará de forma remota.

Nos próximos dias, a equipe de Lula deve fazer uma visita ao local. Ainda não está definido se e quando o presidente eleito ocupará o imóvel. Lula está hospedado em um hotel em Brasília.

A posse do presidente eleito acontece no dia 1º de janeiro, quando ele se mudará para o Palácio da Alvorada.

Granja do Torto

A Granja do Torto é uma propriedade da Presidência da República. A casa de campo foi utilizada por diversos presidentes em vários momentos. O general João Figueiredo, último militar a comandar o país durante a ditadura, morou na granja, onde tinha uma criação de cavalos.

Em seus dois mandatos, entre 2003 e 2010, Lula também usou a Granja do Torto em diversas ocasiões. O local era utilizado pelo então presidente para fazer festas juninas que reuniam familiares, aliados e integrantes do governo petista.

Jair Bolsonaro, por sua vez, ficou hospedado na granja no período da transição, em novembro e dezembro de 2018, antes de tomar posse como presidente da República, em 1º de janeiro de 2019.

Segundo a Presidência, a Granja do Torto tem 37 hectares. O imóvel possui piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, churrasqueira, heliponto e uma área de mata nativa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?