metropoles.com

Estudo diz que 42% dos usuários do Pix já sofreram tentativa de golpe

É o que mostra estudo realizado pela fintech de proteção financeira digital Silverguard; 9% dos entrevistados já sofreram golpes financeiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
imagem colorida celular com tela pix
1 de 1 imagem colorida celular com tela pix - Foto: Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Um estudo realizado pela fintech de proteção financeira digital Silverguard mostra que 42% dos usuários do Pix já sofreram alguma tentativa de golpe ao usar a ferramenta, enquanto 9% dos entrevistados foram, efetivamente, vítimas dessas ações criminosas.

Os dados do levantamento foram antecipados pelo jornal Valor Econômico. Em relação aos entrevistados que dizem ter sofrido golpe no Pix, a pesquisa mostra pouca diferença entre as faixas etárias: 8,9% entre 18 a 39 anos; 8,6% entre 40 a 59 anos; e 9,6% com 60 anos ou mais.

Na análise por renda, o percentual dos que foram vítimas de golpes financeiros via Pix chega a 15,5% nas classes D e E, bem acima dos 9,6% da classe A, dos 6,4% na B e dos 7,4% na C.

Ainda de acordo com o estudo, a partir de dados levantados junto ao Banco Central (BC) por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), houve 1,7 milhão de solicitações de devolução do Pix pelo Mecanismo Especial de Devolução (MED), do BC, das quais 97% por suspeita de fraude.

Sete de cada 10 solicitações de devolução são rejeitadas pelos bancos. Entre as rejeições, 89% são por falta de saldo ou encerramento da conta que recebeu o dinheiro. No ano passado, 23% dos R$ 3,1 bilhões solicitados foram efetivamente devolvidos.

“Ao avaliar os atendimentos do SOS Golpe, a gente percebeu que o Pix tem aparecido em 80% dos casos que chegam. O estudo tem muito a ver com essa necessidade de entender os golpes de Pix, que são muito prevalentes”, diz Marcia Netto, coordenadora do estudo e CEO da Silverguard. “O Pix reduziu o uso do papel e aumentou o uso digital. Não é um problema do Pix em si. Se o Pix não existisse, as fraudes estariam nas transferências.”

A pesquisa foi feita com uma amostra de 1.910 entrevistas on-line, que reproduziu a estratificação da população brasileira em itens como gênero e faixa etária.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?