metropoles.com

Zelensky rejeita cessar-fogo de Natal sugerido por premiê da Hungria

Ucraniano Volodymyr Zelensky rejeitou proposta de Viktor Orbán, a quem acusou de querer “impulsionar a imagem pessoal”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Viktor Kovalchuk/Global Images Ukraine via Getty Images
Imagem colorida mostra Volodymyr Zelensky - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Volodymyr Zelensky - Metrópoles - Foto: Viktor Kovalchuk/Global Images Ukraine via Getty Images

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, rejeitou uma proposta de cessar-fogo de Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria. A revelação aconteceu nesta quarta-feira (11/12), após os dois mandatários trocarem farpas nas redes sociais.

Zelensky acusou Orbán de querer “impulsionar a imagem pessoal” com o possível acordo de cessar-fogo. Os detalhes da proposta, no entanto, não foram divulgados.

“Todos nós esperamos que Viktor Orbán pelo menos não chamará Assad em Moscou para ouvir suas palestras de uma hora”, provocou o presidente ucraniano em uma publicação no X. “É absolutamente claro que alcançar a paz real e a segurança garantida requer a determinação da América, a unidade da Europa e o compromisso inabalável de todos os parceiros com os Propósitos e Princípios da Carta da ONU. Ninguém deve impulsionar a imagem pessoal às custas da unidade; todos devem se concentrar no sucesso compartilhado. A unidade na Europa sempre foi a chave para alcançá-la. Não pode haver discussões sobre a guerra que a Rússia trava contra a Ucrânia sem a Ucrânia”, reclamou o presidente do país.

A fala de Zelensky surgiu após o presidente de Hungria conversar com Putin por telefone, nesta quarta. Segundo o Kremlin, “um dos principais tópicos da conversa foram maneiras de resolver o conflito ucraniano”.

Depois da alfinetada de Zelensky, Orbán lamentou a decisão do presidente da Ucrânia, e afirmou que a Hungria fez o que pode para tentar costurar uma solução de paz para a guerra que está prestes a completar três anos.

“No final da presidência húngara da UE (União Europeia), fizemos novos esforços pela paz”, disse o presidente da Hungria no X. “Propusemos um cessar-fogo de Natal e uma troca de prisioneiros em larga escala.É triste que o presidente Zelensky tenha rejeitado e descartado isso claramente hoje. Fizemos o que podíamos!”.

A Hungria é um dos 32 membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Apesar disso, o premiê húngaro tem mantido uma posição crítica sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, e não adotou a mesma postura de outros membros da aliança, que saíram em defesa dos ucranianos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?