Zelensky pede que tropas russas se rendam e promete dignidade
Presidente ucraniano afirmou, em discurso, ter interceptado ligações de militares russos contrários à guerra
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez novo discurso na manhã desta terça-feira (15/3), horário local. O líder se dirigiu, em russo, aos militares sob comando de Putin que invadem o território ucraniano:
“Se você se render às nossas forças, vamos tratá-lo como os humanos devem ser tratados: com dignidade. A maneira como você não foi tratado em seu exército. E a maneira como seu exército não trata nosso povo”, afirmou.
Zelensky afirma ter interceptado ligações das tropas russas e conhecido as opiniões dos soldados sobre o conflito. “Vocês não serão capazes de tirar nada da Ucrânia. Vocês tirarão vidas, vocês são muitos, mas as de vocês serão tiradas também”, apontou.
De acordo com o presidente, em breve 100 helicópteros do Kremlin terão sido derrubados. “Em 19 dias, o Exército russo teve mais soldados mortos do que nas duas guerras sangrentas da Chechênia”, alegou.
Mensagem aos manifestantes antiguerra
Durante o discurso, Zelensky agradeceu também à manifestante Maria Ovsyannikova, que fez um protesto contra a guerra em um dos principais telejornais da Rússia. No vídeo, enviado pelo Telegram, o líder ucraniano agradeceu os russos que “não param de tentar entregar a verdade”.
“Sou grato aos russos que não param de tentar entregar a verdade, que estão lutando contra a desinformação e falado fatos verdadeiros para seus amigos e família, e pessoalmente para aquela mulher que foi ao estúdio do Channel One com um cartaz antiguerra. Aqueles que não têm medo de protestar. Enquanto seu país não estiver completamente isolado do resto do mundo, se transformando em uma grande Coreia do Norte, vocês têm que lutar, vocês não podem perder a chance de vocês.”