Zelensky diz que mísseis russos destruíram aeroporto de Vinnytsia
Cidade do centro da Ucrânia teve o aeroporto bombardeado por oito mísseis. Para Zelensky, foco da Rússia é destruir a infraestrutura do país
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou novo vídeo nas redes sociais neste domingo (6/3). O mandatário anunciou que o aeroporto da cidade de Vinnytsia, no centro do país, foi atingido por oito mísseis russos.
Segundo o chefe de Estado, o aeroporto foi completamente destruído, o que demonstra o foco da estratégia russa em desfazer a infraestrutura civil da Ucrânia.
Veja:
🚨🚨🚨 O presidente @ZelenskyyUa compartilhou outro vídeo, desta vez gravado de sua mesa, anunciando que a Rússia disparou 8 mísseis no aeroporto de #Vinnytsia, destruindo o aeroporto completamentepic.twitter.com/O7zUGdx16R
— Metrópoles (@Metropoles) March 6, 2022
Zelensky voltou a pedir ajuda internacional e apoio de outros países na guerra, que já completa 11 dias. Ele solicitou, novamente, que sejam aplicadas zonas de exclusão aérea sobre o território ucraniano.
Nesse sábado (6/3), durante entrevista em Moscou, o presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou os países que atenderem à demanda do governo da Ucrânia. Putin afirmou que qualquer nação que agir para aplicar zona de exclusão aérea será considerada participante do conflito armado.
O mandatário ucraniano entende que a zona de exclusão aérea para mísseis e aviões russos seria capaz de gerar uma zona humanitária segura para a retirada de civis do país.
Até então, as negociações de cessar-fogo parcial com a Rússia não se mostraram eficazes na prática, pois as tropas de Putin descumpriram as regras. A remoção de civis que ocorreria nesse sábado de zonas de conflito em Mariupol e Volnovacka foi adiada, diante do contexto.
Vídeo mostra míssil na cidade
O chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba, também publicou no Twitter uma mensagem sobre o ocorrido em Vinnytsia. “Oito mísseis de cruzeiro russos atingiram Vinnytsia, uma grande cidade que fica longe da linha de combate”, escreveu.
A publicação é acompanhada por um vídeo que mostra um míssil russo passando pelos céus. Ele complementou: “Putin continua com seus ataques de mísseis covardes e bárbaros, bombardeando civis”.
Kuleba reforçou, ainda, o pedido feito pelo presidente Zelensky aos países aliados: “Ajude-nos a fechar o céu e salvar vidas!”. Veja:
Eight Russian cruise missiles hit Vinnytsia, a large city far from the frontline. Putin continues his cowardly & barbaric missile strikes, air bombardment of civilians. Help us close the sky and save lives! Provide air and missile defense, combat aircraft! Stop Russian terrorism! pic.twitter.com/oXXoYrxr4m
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 6, 2022