metropoles.com

Zelensky cobra Otan e diz que vitória contra russos depende da aliança

Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky apresentou um “plano de vitória” com pontos que levariam país a bater a Rússia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Spencer Platt/Getty Images
Imagem coloirda de Zelensky na Assembleia Geral da ONU - Metrópoles
1 de 1 Imagem coloirda de Zelensky na Assembleia Geral da ONU - Metrópoles - Foto: Spencer Platt/Getty Images

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a cobrar a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e disse que uma vitória contra a Rússia depende da aceitação do país na aliança militar. A declaração aconteceu nesta quarta-feira (16/10), durante apresentação de um “plano de vitória” ao Parlamento ucraniano.

“O futuro da Ucrânia é ser uma parte forte do mundo global, em pé de igualdade com os países líderes. Estar na União Europeia e na Otan – legitimamente. Os ucranianos merecem isso. Esse é o nosso objetivo – reivindicar o direito da Ucrânia à vida, garantir justiça para a Ucrânia e acabar com esta guerra com uma paz confiável e honesta”, escreveu Zelensky em seu perfil no X ao comentar sobre o principal ponto do plano.

O ingresso da Ucrânia na Otan tem sido alvo de discussões antes mesmo do início da guerra no Leste Europeu, em fevereiro de 2022.

Ao iniciar a invasão contra a Ucrânia, o líder russo Vladimir Putin alegou que a proximidade entre o governo ucraniano e a aliança militar seria uma ameaça contra a Rússia.

Com o início do conflito, Zelensky repetiu diversas vezes o pedido para que a Ucrânia recebesse um convite para integrar a aliança militar liderada pelos Estados Unidos.

A adesão, no entanto, segue travada já que a entrada da Ucrânia na Otan obrigaria a aliança a entrar em confronto direto com a Rússia. O princípio básico do tratado diz que países que compõem o bloco devem agir caso um ou mais membros sejam atacados.

Além de uma possível entrada no bloco militar, o plano apresentado por Zelensky possuí outros quatro pontos: dois militares, um econômico e outro relacionado a segurança. O documento ainda possuí três anexos sigilosos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?