Zelensky chega à Itália para encontro com o papa Francisco
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, vai se reunir também com a primeira-ministra Giorgia Meloni e o presidente Sergio Mattarella
atualizado
Compartilhar notícia
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, chegou à Itália neste sábado (13/5) para encontros com a primeira-ministra Giorgia Meloni, o presidente Sergio Mattarella e o papa Francisco. Mattarella foi o primeiro a se reunir com o líder ucraniano, que terá um almoço com Meloni e depois segue para o Vaticano.
Esta é viagem é a primeira de Zelensky à Itália desde a Ucrânia foi invadida pela Rússia, em 24 de fevereiro do ano passado. Durante o percurso até o Palácio Presidencial, grupos segurando a bandeira ucraniana eram vistos.
A visita de Zelensky vem como agradecimento, depois que Giorgia Meloni viajou até a Ucrânia em fevereiro deste ano.
Zelensky tuitou sobre o assunto. Veja:
Today in Rome. I’m meeting with President of Italy Sergio Mattarella, Prime Minister of Italy @GiorgiaMeloni and the Pope @Pontifex. An important visit for approaching victory of Ukraine! 🇮🇹🤝🇺🇦🤝🇻🇦
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 13, 2023
Porém, o encontro mais esperado é com o papa Francisco. Zelensky já havia conhecido o papa em 2020, mas os dois trocaram diversos telefonemas desde o início da guerra.
A viagem até a Itália acontece depois do encontro de Zelensky com o assessor especial da Presidência da República Celso Amorim em Kiev, na última quarta-feira (10/5). O líder afirmou, então, que o único plano capaz de encerrar a guerra no país é o ucraniano.