Zelensky agradece manifestante de TV russa por protesto antiguerra
Funcionária de emissora estatal apareceu com cartaz durante jornal, que dizia “não acredite na propaganda, estão mentindo para você aqui”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu à manifestante Maria Ovsyannikova, que fez um protesto contra a guerra em um dos principais telejornais da Rússia. Em vídeo enviado pelo Telegram no começo desta terça-feira (15/3), no horário local, o líder ucraniano agradeceu os russos que “não param de tentar entregar a verdade”.
Ovsyannikova era funcionária do Russia Channel One, emissora estatal. Durante a programação, a mulher apareceu atrás da apresentadora com um cartaz contra a invasão da Ucrânia.
“Parem a guerra. Não acreditem na propaganda. Eles estão mentindo para você”, dizia o cartaz. Enquanto mostrava o papel, a jovem gritava: “Parem a guerra! Não à guerra!”, dizia a mensagem, em russo.
Zelensky se dirigiu diretamente a Maria, e também aos outros russos que têm feito oposição ao próprio país. A polícia russa tem prendido centenas de manifestantes, e também proibiu que o conflito seja denominado como invasão ou guerra. O governo de Vladimir Putin já agiu contra uma série de veículos de comunicação independentes, e vários pararam de funcionar nas últimas semanas.
Veja o agradecimento do presidente ucraniano aos manifestantes russos:
“Sou grato aos russos que não param de tentar entregar a verdade, que estão lutando contra a desinformação e falado fatos verdadeiros para seus amigos e família, e pessoalmente para aquela mulher que foi ao estúdio do Channel One com um cartaz antiguerra.
Aqueles que não têm medo de protestar. Enquanto seu país não estiver completamente isolado do resto do mundo, se transformando em uma grande Coreia do Norte, vocês têm que lutar, vocês não podem perder a chance de vocês.”