metropoles.com

Xi Jinping diz que enviará representante à Ucrânia para negociar a paz

Presidente da China conversou por telefone com Zelensky, líder da Ucrânia. Xi Jinping recebeu Lula e Macron em Pequim este mês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lintao Zhang/Getty Images
presidente da China, Xi Jinping sentado em mesa - metrópoles
1 de 1 presidente da China, Xi Jinping sentado em mesa - metrópoles - Foto: Lintao Zhang/Getty Images

Pela primeira vez desde o início da guerra, o presidente da China, Xi Jinping, conversou com o líder ucraniano Volodomyr Zelensky por telefone, nesta quarta-feira (26/4). Após a ligação, o governo chinês anunciou que enviará um representante oficial para iniciar negociações de paz, na tentativa de encontrar uma solução política para o conflito com a Rússia.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (26/4), pela ministra-assistente do Exterior, Hua Chunying. De acordo com a porta-voz do governo chinês, Xi defendeu que “na crise da Ucrânia, a China sempre esteve do lado paz” e sua “postura central é facilitar as negociações”.

“A China enviará o Representante Especial do Governo Chinês para Assuntos da Eurásia à Ucrânia e outros países para ter uma comunicação profunda com todas as partes sobre a solução política da crise na Ucrânia”, prosseguiu a ministra.

Chunying acrescentou que “a China não criou a crise na Ucrânia, nem é parte da crise. Como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e grande país responsável, não ficaria de braços cruzados nem colocaria gasolina no fogo, muito menos exploraria a situação para ganhos próprios”.

O diálogo entre os dois líderes era aguardado desde que o governo chinês apresentou o documento “Posição sobre a Solução Política da Crise na Ucrânia”, em 24 de fevereiro, com uma lista de sugestões para a resolução do conflito.

O texto foi recebido positivamente pela Rússia e pela Ucrânia. No entanto, rejeitado pelos Estados Unidos (EUA) e países europeus.

Zelensky também divulgou o que chamou de um “longo e significativo” telefonema com Xi Jinping. O líder ucraniano diz acreditar que as medidas chinesas resultem em um “forte impulso ao desenvolvimento das relações bilaterais”.

“Tive um telefonema longo e significativo com o presidente Xi Jinping. Acredito que esta convocação, assim como a nomeação do embaixador da Ucrânia na China, dará um forte impulso ao desenvolvimento de nossas relações bilaterais.”

Veja:

Resolução política do conflito

A proposta da criação de um grupo com objetivo de mediar negociações de paz no Leste Europeu é incentivada por líderes de diversos países. Entre eles, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em visita à China, o petista defendeu a proposta, e ecoou os discursos em outras viagens oficiais ao estrangeiro, como a mais recente, a Portugual e Espanha.

Lula pede “solução política” para guerra da Ucrânia e reforma na ONU

Além do mandatário brasileiro, Xi Jinping recebeu em Pequim o presidente da França, Emmanuel Macron, na última semana. Ao longo do conflito, o posicionamento do governo chinês é apontado como dúbio, ora defendendo argumentos de Putin para a invasão, ora enviando ajuda humanitária às vítimas na Ucrânia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?