metropoles.com

Xi Jinping chega a um inédito terceiro mandato na China

Xi Jinping já havia sido escolhido como chefe do Partido Comunista da China em outubro do ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Emre Aytekin/Anadolu Agency via Getty Images
Imagem colorida mostra Xi Jinping discursando após ser eleito pela terceira vez como presidente da China - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Xi Jinping discursando após ser eleito pela terceira vez como presidente da China - Metrópoles - Foto: Emre Aytekin/Anadolu Agency via Getty Images

Depois de ser eleito em outubro do ano passado como chefe do Partido Comunista Chinês e das forças armadas por mais cinco anos, Xi Jinping recebeu nesta sexta-feira (10/3) o aval do parlamento do país para seu terceiro mandato como presidente. É a primeira vez que isso acontece na China, o que o torna o líder mais poderoso daquela nação em séculos.

Os quase 3 mil integrantes do Congresso Nacional do Povo – nome do parlamento chinês – votaram de forma unânime para escolher Jinping, de 69 anos. Sem concorrentes, ele também teve confirmada a nomeação de comandante do Exército Popular de Libertação.

Com o punho direito erguido e mão esquerda sobre a constituição chinesa, Jinping prometeu “construir um próspero, forte, democrático, civilizado, harmonioso e grande país socialista moderno”.

Ao lado dele, o ex-vice-premier Han Zheng foi eleito como vice-presidente. E Zhao Leji, ex-chefe da principal comissão anticorrupção do partido, se tornou presidente parlamentar. Toda a cerimônia, cuidadosamente coreografada, durou cerca de uma hora e aconteceu no Grande Salão do Povo na Praça da Paz Celestial de Pequim.

Institucionalmente, o parlamento também aprovou reformas. As mais destacadas são uma “revisão” do Ministério da Ciência e Tecnologia e a criação de um órgão regulador financeiro e de uma agência nacional de dados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?