Vulcão na Indonésia entra em erupção lançando cinzas no ar. Vídeo
As cinzas do vulcão se espalharam por vários quilômetros, encobrindo aldeias. Moradores e turistas foram orientados a não se aproximarem
atualizado
Compartilhar notícia
Um vulcão do oeste da Indonésia entrou em erupção neste domingo (3/12), lançando cinzas no ar a uma altura de três quilômetros. As nuvens quentes se espalharam por vários quilômetros ao norte, de acordo com Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia.
Chamado de Monte Marapi, o vulcão de 2.891 metros de altura entrou em erupção às 14h54, horário local. Ele fica na ilha de Sumatra, em uma região conhecida como “Anel de Fogo” do Pacífico, que é propensa a abalos sísmicos devido a presença de muitos vulcões e falhas geológicas. Na Indonésia, há pelo menos 120 vulcões ativos.
Assista ao vídeo aqui.
Até aqui, não há registro de vítimas, mas as autoridades locais buscam informações sobre o paradeiro de 42 alpinistas. Cerca de 70 pessoas estavam nas proximidades quando a erupção do vulcão começou.
Monitoramento do vulcão
As autoridades têm monitorado de perto o vulcão depois que sensores detectaram atividade crescente nas últimas semanas. O nível de alerta de erupção do Marapi foi mantido no segundo nível mais alto.
Várias aldeias foram cobertas pelas cinzas, bloqueando o sol em muitas áreas, informou o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Abdul Muhari.
Os moradores e turistas da região foram alertados sobre o perigo de lava em potencial e aconselhados a manterem distância de pelo menos três quilômetros da boca da cratera.