metropoles.com

Vizinha da Rússia, Finlândia anuncia decisão de integrar a Otan

O pedido formal deverá ocorrer na próxima semana. Em Berlim, representantes de países membros discutem mais apoio à Ucrânia, contra a Rússia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
O presidente da Finlância, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra, Sanna Marin
1 de 1 O presidente da Finlância, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra, Sanna Marin - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra, Sanna Marin, anunciaram neste domingo (15/5) que o país nórdico pretende se inscrever na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A decisão representa uma expansão da aliança militar ocidental de 30 membros, hoje envolvida na guerra da Rússia na Ucrânia.

O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva no Palácio Presidencial, em Helsinque. O próximo passo, agora, é a aprovação da inscrição pelo Parlamento finlandês nos próximos dias.

Essa aprovação, no entanto, é apenas uma formalidade, antes de enviar o pedido formal de adesão para ser submetido à aliança, que tem sede em Bruxelas. Esse pedido deverá ser encaminhado na próxima semana, segundo os dois governantes.

Apoio à Ucrânia

Neste domingo, diplomatas dos principais países que integram a aliança estão reunidos em Berlim, na Alemanha, para discutir o fornecimento de mais apoio ao país atacado pela Rússia. Nessa mesma reunião, a adesão da Finlândia e da Suécia, além de outros países, também é assunto colocado à mesa.

Ao chegar à reunião, o vice-secretário-geral da Otan, Mircea Geoana, avaliou que o avanço militar da Rússia na Ucrânia parece estar falhando. Ele disse ainda ter esperança de que Kiev possa vencer a guerra.

“A brutal invasão pela Rússia está perdendo força”. “Sabemos que com a bravura do povo e do exército ucranianos e com a nossa ajuda, a Ucrânia pode vencer esta guerra”, avaliou Geoana, que presidiu o encontro, já que o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, está se recuperando da Covid-19.

Geórgia

Além da Finlândia e da Suécia, a Otan avalia ainda o pedido de ingresso da Geórgia. Há uma preocupação de que Moscou possa reagir sobre o país, agravando a crise.

O ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, no entanto, rejeita as ameaças do presidente russo, Vladimir Putin. “Cada país europeu tem o direito fundamental de escolher seu próprio arranjo de segurança”, disse Jeppe Kofod. “Vemos agora um mundo onde o inimigo número um da democracia é Putin e o pensamento que ele representa”, disse.

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, deu como certa a entrada de Finlândia e Suécia na aliança. Segundo ela, seu país apoia o pedido e está disposto a acelerar o processo. “Se esses dois países estão decidindo se juntar, eles podem se juntar muito rapidamente”, disse Baerbock.

9 imagens
Soldados finlandeses em exercício militar
Vladmir Putin, presidente da Rússia
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia
Joe Biden, presidente do EUA
Bandeira da Ucrânia
1 de 9

Em 2001, a Otan anunciou a aplicação do princípio da segurança coletiva: um ataque feito a um país membro seria um ataque contra todos os demais

Getty Images
2 de 9

Soldados finlandeses em exercício militar

Ministério do Interior da Finlândia
3 de 9

Vladmir Putin, presidente da Rússia

Sefa Karacan/Anadolu Agency via Getty Images)
4 de 9

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia

5 de 9

Joe Biden, presidente do EUA

Spencer Platt/ Getty Images
6 de 9

Bandeira da Ucrânia

Alexey Furman/Getty Images
7 de 9

Jardim Botânico, 1.061 m², R$ 595 mil

Terracap
8 de 9

Avião desapareceu durante testes militares da Otan

Divulgação
9 de 9

Além de ver o terrorismo como nova ameaça, a Otan colaborou com operações de paz e realizou ajuda humanitária, como aos sobreviventes do furacão Katrina, em 2005

Getty Images

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?