Turquia alerta que Europa pode ser atingida por ataques curdos
“Não há razão para que a bomba que explodiu em Ancara não possa explodir em Bruxelas ou em qualquer outra cidade europeia”, disse o presidente Recep Tayyip Erdogan
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, alertou nesta sexta-feira (18/3) que a Europa também pode ser vítima de ataques de militantes curdos iguais ao que aconteceu na capital Ancara, onde 37 pessoas foram mortas.
“Não há razão para que a bomba que explodiu em Ancara não possa explodir em Bruxelas ou em qualquer outra cidade europeia”, disse Erdogan. “As cobras com quem você está dormindo pode te morder a qualquer momento”, acrescentou.
Enquanto isso, na província de maioria curda de Diyarbakir, no sudeste da Turquia, a polícia encontrou uma bomba em um carro estacionado perto de um escritório do governo regional e em uma escola, informou a agência estatal de notícias Anadolu. A equipe de operações antibombas desarmou com sucesso o dispositivo que continha 150 quilos de explosivos.
A Turquia tem sido atingida por conflitos em áreas principalmente curdas no sudeste e tem sofrido uma série de ataques, incluindo dois na sua capital, que foram reivindicados por uma ramificação do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Bruxelas e Washington, assim como Ancara, considera o PKK como um grupo terrorista. No entanto, o Ocidente apoia grupos curdos sírios que a Turquia considera como afiliados do PKK e uma ameaça à sua segurança nacional.