metropoles.com

França: sobe para quatro número de mortos em mercado natalino

Caso em Estrasburgo é tratado como atentado terrorista. Ao menos 11 ficaram feridos. Local do ataque é ponto turístico nesta época do ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Estrasburgo França natal
1 de 1 Estrasburgo França natal - Foto: Divulgação

Dois agentes da polícia da França informaram que subiu para quatro o número de mortos no ataque de um homem armado que começou a disparar perto de um mercado de Natal em Estrasburgo, na França, perto da fronteira com a Alemanha. O suspeito foi ferido, mas está foragido.

Um dos policiais que tratou do caso, Stephane Morisse, afirmou que as autoridades foram à residência do suspeito, de 29 anos: é possível que ele tenha laços com radicais. O homem não estava, mas a polícia encontrou explosivos no local.

Morisse afirmou que, após o ataque a tiros, soldados que faziam a guarda no mercado de Natal balearam e feriram o suspeito, que ainda assim conseguiu escapar. Uma investigação de terrorismo foi aberta para apurar o ataque, que paralisou parte da cidade.
O Mercado de Natal de Estrasburgo, que começou em 1.570, é um dos eventos sazonais mais populares da França. A feira recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano, e é considerada uma das mais tradicionais da Europa. O atentado ocorreu na Place Kléber, perto do mercado natalino da cidade. Testemunhas disseram que o atirador havia disparado “várias vezes” em lugares diferentes.
O Ministério do Interior francês descreveu o caso como um “grave incidente de segurança pública”. O centro de Estrasburgo está em bloqueio, e a polícia pediu para que as fiquem em casa e os restaurantes fechem as portas e não permitam que os clientes saíam.
O Parlamento Europeu está atualmente em Estrasburgo e precisou interromper os trabalhos. Os eurodeputados receberam uma mensagem que aconselha as pessoas a “não saírem do local”. “Como medida de precaução, tomamos a decisão de fechar o edifício do Parlamento Europeu em Estrasburgo. Pedimos-lhe que se mantenham calmos e seguros nas instalações”, lê-se no comunicado. O local fica na região de Neudorf.
A prefeitura local escreveu em sua conta no Twitter que as pessoas devem evitar a área perto da sede da polícia da cidade. Em um vídeo publicado por uma emissora de televisão francesa, é possível ver a polícia chegando na rua onde ocorre a feira natalina. Vídeos publicados na internet mostram pessoas fugindo e gritando.
A França continua em alerta máximo após sofrer uma onda de ataques encomendados ou inspirados por militantes do Estado Islâmico em 2015 e 2016, que mataram mais de 200 pessoas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?