metropoles.com

Rússia lança novos ataques contra o Estado Islâmico na Síria

Aataques aéreos partiram de uma base no oeste do Irã, estendendo-se uma nova fase na campanha aérea de Moscou em apoio ao presidente sírio, Bashar al-Assad

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Arquivo
aleppo síria
1 de 1 aleppo síria - Foto: Divulgação/ Arquivo

Os militares da Rússia disseram nesta quarta-feira (17/8) que lançaram uma segunda rodada de ataques aéreos na Síria a partir de uma base no oeste do Irã, estendendo-se uma nova fase na campanha aérea de Moscou em apoio ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

Ao todo, 34 bombardeiros partiram de uma base aérea em Hamedan, no Irã, para atacar alvos do Estado islâmico nas proximidades de Deir Ezzour, disse o Ministério de Defesa da Rússia.

O ministério disse que os ataques destruíram dois postos de comando e mataram mais de 150 militantes, reivindicações que não puderam ser imediatamente verificadas de forma independente. Os bombardeiros foram escoltados por aviões Sukhoi Su-35 que estavam estacionados na base aérea da Rússia em Hmeimim, na Síria.

A notícia de que Moscou e Teerã têm intensificado uma coordenação militar, permitindo que aviões de guerra russos partam de bases no Irã, aumentou a preocupação em Washington.

O porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner, disse na terça-feira que o uso da Rússia da base aérea iraniana é “infeliz, mas não surpreendente”, acrescentando que ele pode violar uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas que proíbe o fornecimento, venda e transferência de aviões de combate para o Irã sem aprovação prévia do conselho

Uma fonte não identificada do Ministério de Relações Exteriores da Rússia disse à agência de notícias Interfax que a interpretação americana da resolução da ONU era “errada e intrigante”. O texto da resolução não se aplica ao estacionamento de aeronaves russas no Irã, disse a fonte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?