Primeiro-ministro do Iraque anuncia tomada de região de Falluja
Haider Al-Abadi fez um comunicado televisionado nesta sexta-feira (17/6) anunciando a retomada do controle sobre a região central da cidade, que havia sido ocupada por militantes do grupo extremista Estado Islâmico
atualizado
Compartilhar notícia
O primeiro-ministro do Iraque, Haider Al-Abadi, afirmou nesta sexta-feira (17/6) que o exército iraquiano retomou o controle da área central da Falluja, pouco tempo depois de as forças locais terem tomado controle do prédio central do governo, ocupado por militantes do grupo extremista Estado Islâmico.
“Falluja voltou aos braços do país”, disse em um comunicado televisionado, acrescentando que o conflito se estende em outras áreas do país.
Abadi elogiou as forças iraquianas pelo seus esforços na campanha de quase um mês para retomar a cidade, ocupada desde 2014 pelo EI. Milhares de pessoas deixaram Falluja nos últimos dois anos, fugindo dos extremistas.
“Nós prometemos liberar a cidade e agora nossas heroicas forças cumpriram essa promessa”, disse.
“Esperamos limpar os arredores da cidade nos próximos dias”, disse o general brigadeiro Yahia Rasool, porta-voz do comando conjunto de operações em Bagdá. Fonte: Dow Jones Newswires.