Primeira vítima de ataque terrorista em Berlim é da Polônia
A primeira-ministra polonesa Beata Szydlo disse que o ataque é um lembrete de que “a Europa precisa estar unida na luta contra o terrorismo”
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira-ministra da Polônia, Beata Szydlo, afirmou nesta terça-feira (20/12) que a primeira vítima do ataque ocorrido nesta segunda (19/12) na Alemanha era um cidadão polonês, sem identificar o nome dele. A autoridade se referia ao incidente com um caminhão ocorrido em Berlim, quando o veículo foi lançado contra pessoas em um mercado de Natal da capital alemã. Pelo menos 12 pessoas morreram no que foi qualificado como um ataque terrorista.
A premiê disse que o episódio é um lembrete de que “a Europa precisa estar unida na luta contra o terrorismo”. Segundo ela, os europeus precisam adotar ações efetivas para proteger seus cidadãos. Relatos anteriores apontavam que o caminhão usado no ataque tinha placa polonesa e que um dos mortos estava no banco dos passageiros da cabine do veículo. O proprietário do caminhão disse que perdera contato horas antes com o motorista.A imprensa alemã informou que o suspeito detido após o ataque era um cidadão paquistanês que teria chegado à Alemanha no fim de 2015 ou no início de 2016.
A polícia de Berlim disse que reforçará as patrulhas armadas em resposta ao ataque da segunda-feira, como precaução. Autoridades disseram que os mercados de Natal e outros grandes eventos pela Alemanha devem continuar a ocorrer e que decisões de reforçar as medidas de segurança devem ser feitas localmente.