Polícia divulga os nomes de dois terroristas de Londres
Ambos viviam no distrito de Barking, localizado a 15 km da London Bridge e alvo de operação que deteve 12 pessoas no domingo (4/6)
atualizado
Compartilhar notícia
Após a polícia ter identificado os três terroristas que atacaram a London Bridge, em Londres, no sábado (3/6), os nomes de dois deles vieram a público nesta segunda-feira (5). Um dos criminosos era o britânico de origem paquistanesa Khuram Butt, de 27 anos. Ele seria o líder da célula responsável pelo atentado e o jihadista fotografado por um italiano com um falso colete explosivo, enquanto agonizava após ter sido baleado pelas forças de segurança.
O chefe da equipe antiterrorismo da Scotland Yard, Mark Rowley, disse que Butt era conhecido dos serviços de inteligência. Mas, acrescentou que não havia evidências de que o terrorista planejava um atentado, sendo classificado como de “baixa prioridade”.
O homem também aparece no documentário “The jihadis next door” (“Os vizinhos jihadistas”, em tradução livre), que trata sobre o risco do extremismo em Londres. No filme, Butt surge rezando em um parque da cidade ao lado de uma bandeira do Estado Islâmico.De acordo com o jornal The Telegraph, ele teria se radicalizado assistindo a vídeos no YouTube e também era conhecido pelo nome de Abu Zeitoun.
Outro agressor foi identificado como Rachid Redouane, marroquino que não era conhecido da Polícia.
Ambos moravam no distrito de Barking, localizado a 15 km da London Bridge e alvo de uma operação da Polícia com 12 detidos no último domingo (4). O terceiro terrorista era um cidadão estrangeiro.
O atentado de sábado foi reivindicado pelo EI e deixou sete pessoas mortas, além dos três agressores.