metropoles.com

Exército russo afirma que matou líder do Estado Islâmico

Abu Bakr al-Baghdadi teria sido morto no fim de maio junto a outros líderes da milícia radical. Presidente Vladimir Putin não confirma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
Abu Bakr al-Baghdadi
1 de 1 Abu Bakr al-Baghdadi - Foto: Reprodução/YouTube

O Exército russo afirmou nesta sexta-feira (16/6) que matou o principal líder do grupo terrorista Estado Islâmico em um ataque aéreo. Abu Bakr al-Baghdadi teria sido morto no fim de maio junto a outros líderes da milícia radical, segundo o comunicado do Ministério da Defesa do país.

Já o ministro do Exterior da Rússia, Sergey Lavrov, disse que a informação está “sendo verificada através de vários canais” e até o momento não pode confirmar definitivamente a morte. Ele acrescentou que, se confirmada, a notícia não deve ser comemorada em excesso.

“Exemplos anteriores de ações similares de ataque a líderes de grupos terroristas foram noticiadas com muito entusiasmo e pompa, mas a experiência mostra que essas estruturas conseguem retomar sua capacidade”, disse Lavrov, questionado sobre o anúncio do Exército em Moscou.

Um porta-voz do governo do país, Dmitry Peskov, se recusou a comentar o anúncio dos militares e disse ter encaminhado questionamentos ao Ministério da Defesa. Ele também disse que o presidente do país, Vladimir Putin, recebe rotineiramente relatórios do ministério.

O porta-voz da coalizão liderada pelos Estados Unidos para lutar contra o EI, coronel Ryan Dillon, divulgou comunicado no qual também afirma que não pode confirmar a informação sobre a morte de Al-Baghdadi.

A Rússia diz que a ofensiva aérea em 28 de maio atacou uma reunião do EI que ocorria no sul de Raqqa, a cidade do norte da Síria que o grupo declarou como sua “capital”. A operação teria matado 30 comandantes de nível intermediário e 300 combatentes do EI.

O ataque teria ocorrido quando os extremistas discutiam a retirada de Raqqa, que está cercada por uma ofensiva da coalizão e do governo sírio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?