metropoles.com

Exército do Iraque chega em Mossul, capital do Estado Islâmico

A conquista do município, em 2014, foi determinante para a ascensão do grupo extremista, assim como sua retomada é crucial para derrotá-los

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/National Interest
Mossul Iraque
1 de 1 Mossul Iraque - Foto: Reprodução/National Interest

O Exército do Iraque entrou nessa segunda-feira (31/10) em Mossul, dando início à retomada da maior cidade controlada pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no país. A informação é da Agência Ansa.

As tropas cruzaram os limites do município pela frente oriental, ocupando o bairro de Gogjali, a cerca de 7 quilômetros (km) do centro. Nas redes sociais, ativistas contrários aos jihadistas disseram que milicianos montaram barricadas nas casas de civis, mas que a situação permaneceu calma durante o dia, apesar das lojas fechadas.

“Rendam-se ou morrerão”, disse o primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi, durante visita à cidade de Shura, 35 km ao sul de Mossul e tirada recentemente das mãos do Estado Islâmico. “As forças de libertação cortarão em breve a cabeça da serpente”, acrescentou.

A ofensiva para retomar Mosul começou no último dia 17 de outubro, mas foram necessárias duas semanas para que o Exército conseguisse entrar na cidade, que fica no Norte do país e é considerada a capital do “califado” de Abu Bakr al Baghdadi.

A conquista do município, em 2014, foi determinante para a ascensão do Estado Islâmico, assim como sua retomada é crucial para derrotar o grupo. As tropas que lutam para tirá-la do EI reúnem 80 mil soldados, entre forças curdas, divisões do Exército e milícias xiitas.

Existe o temor de que os combates em Mossul gerem uma crise humanitária sem precedentes. As Nações Unidas falam na possibilidade de até 200 mil deslocados deixarem a cidade nas próximas semanas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?