metropoles.com

EUA devem enviar forças militares especiais para a Síria

Até 50 dessas equipes estarão envolvidas na nova missão, de acordo com a autorização de Obama

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos Públicas/Reprodução
siria
1 de 1 siria - Foto: Fotos Públicas/Reprodução

A Casa Branca aprovou o envio de pequenas equipes de forças de operações especiais dos Estados Unidos para localidades no nordeste da Síria, ampliando o papel direto do país no território sírio em apoio a combatentes locais, no momento em que estes se preparam para uma nova campanha militar contra o Estado Islâmico em Raqqa, disseram funcionários.

O novo envio de soldados deve representar a primeira presença contínua em solo sírio de tropas dos EUA. Um graduado funcionário do governo Barack Obama disse que o papel norte-americano no país continuará, porém, “reduzido”. “Não há nenhuma intenção de manter operações de longo prazo e em grande escala, como aquelas que vimos no passado no Iraque e no Afeganistão”, afirmou.

Até 50 dessas equipes estarão envolvidas na nova missão, de acordo com a autorização de Obama, disseram as fontes. Inicialmente, apenas duas pequenas equipes avaliarão a situação de segurança no local e estabelecerão contato com as forças locais sírias na área, disseram eles.

As equipes atuarão no âmbito da missão chamada de “aconselhamento e assistência” pelo Pentágono. Militares disseram, contudo, que não se pode garantir que as forças seriam retiradas no caso de confrontos ocasionais com o Estado Islâmico, diante da proximidade da linha de combate.

Desde o início da guerra civil na Síria, em 2011, Obama buscou manter as tropas dos EUA fora do país, ainda que o Pentágono tenha realizado um número limitado de ações com forças especiais, desde meados de 2014.

Nas últimas semanas, a Rússia e o Irã, aliados do presidente Bashar al-Assad, ampliaram seu apoio ao líder sírio. Os EUA, porém, desejam que Assad deixe o posto, como parte de uma transição para pacificar o país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?