metropoles.com

Estados Unidos lançam ataque e matam três líderes da Al-Qaeda no Iêmen

O ataque surpresa na província de Bayda matou Abdul-Raouf al-Dhahab, Sultan al-Dhahab e Seif al-Nims

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/AFP
–
1 de 1 – - Foto: Reprodução/AFP

Forças norte-americanas lançaram uma operação na região central do Iêmen neste domingo, segundo autoridades de segurança e tribais. A operação consistiu no desembarque de tropas de aeronaves e matou três alegados líderes da Al-Qaeda.

O ataque surpresa na província de Bayda matou Abdul-Raouf al-Dhahab, Sultan al-Dhahab e Seif al-Nims, segundo as informações. A família al-Dhahab é considerada aliada da Al-Qaeda, que, segundo as forças de segurança, está concentrada na província de Bayda. Um terceiro membro da família, Tarek al-Dhahab, foi morto em um ataque feito por um drone dos EUA anos atrás.

Os combates duraram cerca de 45 minutos e os soldados dos EUA mataram ou feriram cerca de duas dúzias de homens, incluindo alguns sauditas presentes no local, de acordo com as autoridades iemenitas – que falaram sob condição de anonimato. Funcionários militares dos EUA não quiseram comentar o assunto, mas disseram que estavam examinando o relatório sobre a operação.

Há pouco mais de uma semana, ataques feitos supostamente por drone norte-americano mataram três outros supostos agentes da Al-Qaeda na província de Bayda, no primeiro assassinato ocorrido no país desde que Donald Trump assumiu a presidência dos EUA.

As autoridades tribais disseram que os americanos estavam procurando o líder da Al-Qaeda, Qassim al-Rimi, acrescentando que eles capturaram pelo menos dois indivíduos não identificados

A Al-Qaeda na Península Arábica é vista por Washington como um dos ramos mais perigosos da rede terrorista global. O grupo explorou o caos da guerra civil do Iêmen, apoderando-se de territórios no sul e no leste.

A guerra teve início em 2014, quando o grupo rebelde Shiite Houthi e seus aliados conquistaram a parte norte do Iêmen e tomaram a capital, Sanaa. Uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita vem ajudando as forças do governo a combater os rebeldes por quase dois anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?