metropoles.com

Estado Islâmico reivindica ataque contra consulado paquistanês no Afeganistão

O atentado deixou sete mortos. Entre eles, soldados e policiais. Toda a equipe do consulado sobreviveu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
estado islâmico
1 de 1 estado islâmico - Foto: Reprodução

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou o ataque desta quarta-feira (13/1) contra o consulado paquistanês na cidade afegã de Jalalabad, localizada perto da fronteira com o Paquistão, que deixou sete mortos.

Em um comunicado em árabe divulgado na rede social Twitter, os jihadistas, que têm avançado no Leste do Afeganistão, explicaram que o ataque foi conduzido por três combatentes do movimento, dos quais dois ativaram explosivos que carregavam amarrados ao corpo. O grupo não explicou o papel do terceiro envolvido.

Na mesma mensagem, o Estado Islâmico assegurou que o ataque destruiu o edifício do consulado e provocou a morte de “dezenas” de funcionários e de agentes dos serviços de informação paquistaneses.

O porta-voz do Ministério do Interior afegão, Sediq Sediqqi, disse, no entanto, que o ataque deixou sete mortos entre soldados e policiais.

As autoridades paquistanesas asseguraram que os funcionários do consulado estão sãos e salvos.

O grupo extremista é encarado como uma ameaça emergente no Afeganistão, onde tem feito incursões e desafiado os rebeldes talibãs em seu próprio território.

Os ‘jihadistas’ ocupam atualmente territórios extensos na Síria e no Iraque e têm estabelecido posições na província afegâ de Nangarhar, cuja capital é Jalalabad.

Este ataque acontece na mesma semana em que as possíveis negociações de paz com os talibãs ganharam um novo fôlego. Na segunda-feira, em um encontro em Islamabad, representantes do Afeganistão e de três outros países (Paquistão, Estados Unidos e China) iniciaram um novo projeto de negociações de paz com os talibãs, meio ano depois de o grupo insurgente ter interrompido as conversações de cessar-fogo com as autoridades de Cabul.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?