Dois jovens são mortos durante operação policial em Niterói
Após a ação, a população foi às ruas protestar contra a violência. Testemunhas disseram que vítimas não tinham envolvimento com o crime
atualizado
Compartilhar notícia
Uma operação policial no morro de Santo Cristo, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, deixou dois jovens mortos. Gabriel Machado, de 19 anos, e Jeferson, de 14, foram baleados na tarde dessa terça-feira (5/1). As informações são do jornal O Dia.
No mesmo dia, a população protestou contra a ação da polícia e fechou uma das pistas da Alameda São Boaventura, no Fonseca. De acordo com testemunhas que presenciaram a ação, os jovens não tinham envolvimento com o tráfico de drogas e os policiais teriam chegado atirando contra eles.
A vereadora de Niterói Brenny Briolly esteve presente na manifestação e afirmou que os mesmos polícias que teriam matado os jovens estariam presentes, também, no momento do protesto da população.
Estivemos no ato no Fonseca, contra a execução dos jovens Gabriel e Jeferson na comunidade do Santo Cristo. O grau de sadismo é tão grande que os policiais que estavam na operação que gerou a morte dos dois jovens estão no ato de revolta da população.
— Benny Briolly (@BBriolly) January 5, 2021
Irmã de Gabriel Machado, Jaqueline Teresa Machado contou que o irmão era portador de necessidades especiais e que no momento em que foi morto catava latinhas para vender.
Morador do morro do santo Cristo morto agr por policiais 12° de Niterói
Ele tem problemas mentais * especial)
Conhecido como : ZULU pic.twitter.com/7eQpk8ejdx
— Favela Caiu No Face (@FavelacaiunoF) January 5, 2021
Em nota, a polícia informou que uma equipe do 12º BPM (Niterói) que passava pela região da comunidade de Santo Cristo afirma ter sido atacada por criminosos armados. Segundo a Secretaria Estadual da PM, no local da morte dos jovens foram apreendidas uma pistola calibre nove milímetros e uma granada.
A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí investiga as mortes. De acordo com a Polícia Civil, um dos jovens já tinha passagem pela polícia.