Afeganistão: 22 civis morrem após operação com tropas dos EUA
Operação conjunta entre EUA e forças locais resultou na morte de 22 civis, a maioria deles mulheres e crianças
atualizado
Compartilhar notícia
Funcionários do governo afegão e moradores do sul do país afirmam que 22 civis, a maioria deles mulheres e crianças, foram mortos durante uma operação conjunta entre os Estados Unidos e forças afegãs, na semana passada, na província de Helmand, no sul do Afeganistão.
A autoridade responsável pela segurança em Helmand, Jabar Qahraman, disse que o ataque, que tinha como alvo insurgentes talebans, ocorreu no distrito de Sangin e resultou na morte de 13 pessoas de uma família e nove de outra. “Estamos tristes ao ouvir a notícia de mortes de civis”, disse ele. “Quando os talebans usam civis como seu escudo contra as forças de segurança, tais incidentes ocorrem”.
Um dos moradores da região, Hameed Gul, disse que perdeu nove membros da sua família, inclusive sua mãe e uma irmã. “É tudo mentira que eles estavam atacando o Taleban”, disse ele na terça-feira, na capital da província de Helmand, Lashkar Gah, onde estava hospedado no momento do ataque.
Kareem Atal, o chefe do conselho provincial em Helmand, afirmou que um homem, duas mulheres e duas crianças que foram feridas no ataque foram trazidas para Lashkar Gah para tratamento.