Vikings desapareceram da Groenlândia devido ao aumento do nível do mar
Quando o clima esfriou, as geleiras na Groenlândia começaram a aumentar – e muito, dificultando transporte e movimentação dos povos vikings
atualizado
Compartilhar notícia
No ano de 985 D.C, os primeiros vikings chegaram à Groenlândia. Contudo, pouco mais de 400 anos depois, a maioria das habitações e os próprios vikings desapareceram da Groenlândia por completo. Especialistas suspeitam que o aumento do nível do mar pode ter uma relação com esse sumiço.
Em 985, o viking Erik Thorvaldsson pôs os pés na Groenlândia. Também conhecido como Erik, o Vermelho, o colonizador chegou acompanhado de pelo menos 3.000 pessoas que viriam a constituir os primeiros assentamentos vikings da grande ilha. Vale comentar que povos Inuítes já habitavam a regiam e sobreviviam majoritariamente da caça.
Contudo, os povos vikings eram essencialmente fazendeiros, além de guerreiros e caçadores. Assim, os colonos estabeleceram diversas fazendas divididas entre dois grandes vilarejos: o Assentamento do Leste e o Assentamento do Oeste, como mostra a imagem abaixo.
Acontece que uma mudança climática severa pode ter mudado drasticamente a forma de subsistência dos povos vikings da Groenlândia. De acordo com uma nova pesquisa, apresentada na American Geophysical Union’s Fall Meeting, um dos motivos pelo qual os vikings desapareceram da ilha foi a subida do nível do mar.
Leia mais no Socientífica, parceiro do Metrópoles.