Vídeos: polícia tenta dissolver protesto antivacinação no Canadá
Manifestantes contra o passaporte da vacina contra a Covid-19 bloqueiam ponte na divisa com os Estados Unidos desde o início da semana
atualizado
Compartilhar notícia
A polícia da cidade de Windsor, no Canadá, iniciou neste sábado (12/2) uma operação para dispersar manifestantes que fecham desde o início da semana a ponte que é o principal ponto de passagem entre o país e os Estados Unidos. Os manifestantes protestam contra os passaportes de vacinação contra a Covid-19, exigidos pelo governo canadense para o ingresso em seu território. O bloqueio é parte de um protesto de caminhoneiros que ocupa uma área da capital canadense, Ottawa, há três semanas.
A polícia de Windsor avisou ainda na sexta que iria desbloquear a ponte, por onde circula um quarto dos bens trocados entre os dois países. A liberação da via é uma preocupação do governo de Justin Trudeau e também uma demanda do governo dos Estados Unidos. Do outro lado da pista, está a cidade norte-americana de Detroit.
Apesar de veículos de combate fazerem parte da operação, a ação policial, que começou pela manhã e segue ao longo do dia, está sendo pacífica. Caminhões que estavam na ponte acabaram recuando sob a ameaça de serem guinchados e manifestantes a pé tentam atrasar o avanço da polícia. Em uma linha, esses policiais avançam lentamente, sem usar a força ou armas não letais, como gás lacrimogêneo.
Veja imagens da ação policial canadense na ponte Ambassador, entre Windsor e Detroit:
A evacuação dos manifestantes foi determinada pelo Tribunal Superior da província de Ontário, onde fica a ponte.
Em entrevistas à mídia local, o chefe de polícia de Windsor, Jason Bellaire, disse que tenta concluir a desocupação ainda neste sábado, mas não sabe se isso será possível porque o avanço dos policiais é lento e mais manifestantes simpáticos à causa antivacinação têm chegado. Apesar disso, até a publicação desta reportagem, não havia notícia de confrontos ou mesmo de pessoas presas.
Bellaire disse ainda que o desafio é grande: “Eu nunca experimentei nada parecido em 27 anos de trabalho na polícia, é o maior evento com o qual já lidei”, afirmou.
Apesar da atuação pacífica, a polícia de Windsor tem informado em suas redes sociais que pretende fazer a desocupação e quem quem se recusar a sair poderá ser preso. Veja:
Enforcement continuing, individuals who are located within the demonstration area are subject to arrest. People are advised to immediately vacate the area.
— Windsor Police (@WindsorPolice) February 12, 2022
Atos antivacinação
Caminhoneiros e outros manifestantes antivacinação estão ocupando a área central de Ottawa há três semanas, em uma situação que fica cada vez mais tensa. Na última sexta (11/2), a polícia da capital canadense informou que policiais foram ameaçados por manifestantes violentos.
Os manifestantes antivacina estão combinando, pelas redes sociais, ampliar a mobilização em Ottawa como resposta à ação policial em Windsor.