metropoles.com

Vídeos: polícia tenta dissolver protesto antivacinação no Canadá

Manifestantes contra o passaporte da vacina contra a Covid-19 bloqueiam ponte na divisa com os Estados Unidos desde o início da semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Polícia avança contra manifestantes no Canadá
1 de 1 Polícia avança contra manifestantes no Canadá - Foto: Reprodução/Redes sociais

A polícia da cidade de Windsor, no Canadá, iniciou neste sábado (12/2) uma operação para dispersar manifestantes que fecham desde o início da semana a ponte que é o principal ponto de passagem entre o país e os Estados Unidos. Os manifestantes protestam contra os passaportes de vacinação contra a Covid-19, exigidos pelo governo canadense para o ingresso em seu território. O bloqueio é parte de um protesto de caminhoneiros que ocupa uma área da capital canadense, Ottawa, há três semanas.

A polícia de Windsor avisou ainda na sexta que iria desbloquear a ponte, por onde circula um quarto dos bens trocados entre os dois países. A liberação da via é uma preocupação do governo de Justin Trudeau e também uma demanda do governo dos Estados Unidos. Do outro lado da pista, está a cidade norte-americana de Detroit.

Apesar de veículos de combate fazerem parte da operação, a ação policial, que começou pela manhã e segue ao longo do dia, está sendo pacífica. Caminhões que estavam na ponte acabaram recuando sob a ameaça de serem guinchados e manifestantes a pé tentam atrasar o avanço da polícia. Em uma linha, esses policiais avançam lentamente, sem usar a força ou armas não letais, como gás lacrimogêneo.

Veja imagens da ação policial canadense na ponte Ambassador, entre Windsor e Detroit:

A evacuação dos manifestantes foi determinada pelo Tribunal Superior da província de Ontário, onde fica a ponte.

Em entrevistas à mídia local, o chefe de polícia de Windsor, Jason Bellaire, disse que tenta concluir a desocupação ainda neste sábado, mas não sabe se isso será possível porque o avanço dos policiais é lento e mais manifestantes simpáticos à causa antivacinação têm chegado. Apesar disso, até a publicação desta reportagem, não havia notícia de confrontos ou mesmo de pessoas presas.

Bellaire disse ainda que o desafio é grande: “Eu nunca experimentei nada parecido em 27 anos de trabalho na polícia, é o maior evento com o qual já lidei”, afirmou.

Apesar da atuação pacífica, a polícia de Windsor tem informado em suas redes sociais que pretende fazer a desocupação e quem quem se recusar a sair poderá ser preso. Veja:

Atos antivacinação

Caminhoneiros e outros manifestantes antivacinação estão ocupando a área central de Ottawa há três semanas, em uma situação que fica cada vez mais tensa. Na última sexta (11/2), a polícia da capital canadense informou que policiais foram ameaçados por manifestantes violentos.

Os manifestantes antivacina estão combinando, pelas redes sociais, ampliar a mobilização em Ottawa como resposta à ação policial em Windsor.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?