Vídeos mostram momentos de desespero após explosões no Irã
As explosões ocorreram durante procissão em homenagem aos quatros anos de morte de Qassem Soleimani, morto em ataque dos EUA
atualizado
Compartilhar notícia
Vídeo chocantes mostram momentos de desespero após duas explosões durante procissão em homenagem a Qassem Soleimani, morto em 2020 por drones dos Estados Unidos. Até o momento, 103 pessoas morreram no evento que marca os quatro anos da morte do general.
Veja:
O governo iraniano chamou as explosões de atentados terroristas, mas nenhum grupo reivindicou o ataque até o momento.
Gholam Hossein Mohseni-Ejei, chefe do Judiciário do Irã, divulgou um comunicado dizendo que os responsáveis pelo ataque serão punidos.
“Os agentes e perpetradores deste crime grave serão, sem dúvida, punidos. As agências responsáveis de inteligência, segurança e aplicação da lei são obrigadas a perseguir prontamente todas as provas e os perpetradores e entregá-los ao judiciário”, afirmou.
As explosões
As explosões ocorreram em uma rua a caminho do cemitério, na cidade de Kerman, onde o corpo do general Soleimani está enterrado. As informações são da imprensa local.
A primeira explosão aconteceu a cerca de 700 metros do túmulo de Soleimani. Jornalistas locais relataram que há diversos corpos espalhados pelo local.
Revolta no Irã
A morte de Qasem Soleimani provocou uma retaliação contra os EUA. À época, o general era chefe de uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã e um dos homens mais poderosos e influentes do país.
Ele foi morto no aeroporto de Bagdá, após ser atacado com drones. O então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi quem ordenou a operação.
Na época, o Pentágono, que coordenou o ataque, justificou que Soleimani era responsável pela morte de soldados norte-americanos no Oriente Médio e planejava futuros ataques iranianos.