Vídeo: Prigozhin gravou mensagem na África dias antes de morrer
Fundador e líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin disse estar tudo bem com ele. Dias depois, ele morreu na queda de um avião
atualizado
Compartilhar notícia
Um vídeo do fundador e líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, o mostra dentro de um carro, na África. Supostamente, foi filmado pouco antes de sua morte. As imagens foram postadas na conta do canal Grey Zone, no Telegram, afiliado ao grupo paramilitar.
Nas imagens, Prigozhin está com uniforme camuflado, falando dentro de um veículo em movimento e dizendo que está bem e na África.
“Para todos que discutem se estou vivo ou não e como estou. É fim de semana da segunda quinzena de agosto de 2023. Estou na África, então, para quem gosta de especular sobre minha eliminação, minha vida privada, meu trabalho lá, ou qualquer outra coisa: está tudo bem, aliás”, disse ele.
Veja o vídeo:
Aric Toler, especialista ouvido pelo site de investigação on-line Bellingcat, diz que Prigozhin usa o mesmo equipamento em outro vídeo dele, também na África, em 21 de agosto. Depois disso, o líder paramilitar viajou de volta à Rússia. Lá, no dia 23 de agosto, em um voo entre Moscou e São Petersburgo, morreu quando seu avião caiu.
Prigozhin foi sepultado em uma cerimônia a portas fechadas, em São Petesburgo, na Rússia. O sepultamento foi anunciado por fontes ligadas ao grupo Wagner em mensagens no Telegram e à agência russa Tass. “A despedida de Yevgeny Prigozhin, de acordo com a vontade dos familiares, ocorreu apenas na presença de parentes e amigos”, afirmou a fonte citada pela agência.
Entenda a morte de Prigozhin
O governo russo confirmou que Prigozhin, de 62 anos, e outros 9 passageiros que estavam a bordo do jato particular Legacy, fabricado pela Embraer, morreram após a aeronave cair na região de Tver, na Rússia. O avião partiu de Moscou rumo a São Petersburgo.
Além da confirmação do governo russo de que o líder mercenário de fato embarcou na aeronave, um canal ligado ao Grupo Wagner no Telegram assegurou que a aeronave particular, que pertencia ao mercenário, foi abatida por defesas aéreas.
Prigozhin teria morrido “como resultado de ações de traidores da Rússia”, de acordo com o grupo.
Segundo o Ministério de Situações de Emergência da Rússia, 10 pessoas estavam a bordo da aeronave que caiu. A Rosaviatsiya publicou a lista com os nomes das vítimas – entre as quais, três tripulantes (o comandante, o copiloto e a comissária de bordo) e mais sete passageiros.
Confira:
- Yevgeny Prigozhin, líder do Grupo Wagner;
- Sergei Propustin;
- Eugene Makaryan;
- Alexandre Totmin;
- Valery Chekalov;
- Dmitry Utkin, comandante e cofundador do Wagner;
- Nikolai Matuseev;
- Aleksei Levshin, comandante;
- Rustam Karimov, copiloto; e
- Kristina Raspopova, comissária de bordo.