Vídeo: vulcão La Palma deixa rastro de destruição nas Ilhas Canárias
Erupção teve início nesse domingo e lava já atingiu casas e construções da região
atualizado
Compartilhar notícia
A erupção do novo vulcão de La Palma, que teve início às 15h12 desde domingo (19/9), deixou um rastro de destruição por comunidades das Ilhas Canárias. Segundo a imprensa local, mais de 100 residências ficaram afetadas e cerca de 35 mil pessoas foram atingidas nos quatro municípios da ilha.
Segundo autoridades, a lava avança a 700 metros por hora e já atingiu várias casas e construções da região. Em um dos vídeos, a lava aparece consumindo uma casa de luxo. Segundo o proprietário, uma estadia na residência por uma semana custaria cerca de 1.000 euros.
Já em outro vídeo, é possível ver a lava tomando conta do parque onde o vulcão fica localizado. Outras residências também aparecem sendo destruídas.
Veja os vídeos abaixo:
La Palma vivenciou sua última erupção em 1971, quando o vulcão Teneguía expeliu lava por mais de três semanas depois de abrir uma brecha na parte sul da ilha.
As atividades sísmicas que se intensificaram nos últimos dias começaram em 2017 após o subsolo da região deixar de permanecer adormecido. Já nos últimos dias, foram registrados cerca de 6,6 mil tremores de terras com magnitude abaixo de 2 graus pelo Instituto Nacional Geográfico. O maior deles antecedeu a erupção e atingiu 3.8 graus na manhã desse domingo (19/9).