metropoles.com

Vídeo: vulcão entra em erupção na Islândia pela 5ª vez em seis meses

Erupção de vulcão teve início na manhã desta quarta (29/5), após cerca de 400 terremotos atingirem norte da cidade de Grindavik, na Islândia

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução redes sociais/ SkyAlert
Foto colorida de erupção de vulcão na Islândia
1 de 1 Foto colorida de erupção de vulcão na Islândia - Foto: Reprodução redes sociais/ SkyAlert

Pela quinta vez em seis meses, um vulcão na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, entrou em erupção. O fenômeno teve início na manhã desta quarta-feira (29/5), após cerca de 400 terremotos atingirem o norte de Grindavik, uma cidade costeira de 3,8 mil habitantes, que precisou ser evacuada.

A lava chegou 50 metros de altura e o comprimento da fissura, até o momento, tem cerca de 2,5 km, segundo o Gabinete Meteorológico da Islândia.

Veja:

A nova erupção aconteceu apenas três semanas após o fim de um fenômeno anterior, que estava em curso desde 16 de março.

Segundo o Gabinete Meteorológico da Islândia (GMI), uma “intensa atividade sísmica” foi reportada antes da erupção mais recente, e 20 milhões de metros cúbicos de magma foram acumulados na câmara magmática abaixo de Svartsengi, onde está localizada uma usina que fornece eletricidade e água a cerca de 30 mil pessoas.

A usina foi evacuada ainda em dezembro, quando a região teve a primeira erupção. Atualmente ela funciona remotamente e está cercada por barreiras que foram construídas para protege-la. A cidade vizinha a Grindavik foi evacuada em novembro, antes das cinco erupções.

De acordo com o Aeroporto Keflavik de Reykjavik os voos não precisaram ser interrompidos e continuam normalmente.

Vulcão quieto por 800 anos

Antes de março de 2021, a península de Reykjanes não sofria uma erupção há 800 anos. Desde então já foram registrados 8 fenômenos do tipo, sendo que os últimos cinco ocorreram entre dezembro de 2023 e maio de 2024.

As erupções sinalizam a reativação do sistema vulcânico, porém, não se sabe em quanto tempo a atividade vulcânica chegará ao fim nem o que isso significa para a região, uma das mais densamente povoadas da Islândia.

Durante a erupção de janeiro, a lava chegou nas ruas de Grindavik e engoliu três casas. Apesar disso, algumas pessoas voltaram a morar em bairros menos propensos ao fluxo de lava.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?