Voto de Javier Milei é marcado por festa e tumulto em Buenos Aires
Correligionários cantam parabéns para candidato, que completa 53 anos neste domingo (22/10), e é um dos favoritos à presidência da Argentina
atualizado
Compartilhar notícia
O candidato Javier Milei (Libertad Avanza), que concorre à presidência da Argentina, foi recebido por uma multidão na zona eleitoral em que compareceu para votar em Buenos Aires. O local teve aglomeração, empurra-empurra e clima de festa antecipada.
Os apoiadores do ultraliberal de direita cercaram o carro do candidato, gritaram palavras de ordem e cantaram “parabéns a você” para ele. Javier Milei completa 53 anos neste domingo. Várias pessoas queriam aproveitar a ocasião e fazer selfies com ele.
O voto de Milei
O candidato registrou seu voto às 13h30 na Universidade Tecnológica Nacional, em Almagro, na capital portenha. A universidade fica próxima a uma das maiores avenidas da capital portenha, a Córdoba, que teve o trânsito interrompido por apoiadores. Em coro, os correligionários diziam “vai ser no primeiro turno”.
A brasileira Jenifer Martins, 26, mora na Argentina há cinco anos e vive a duas ruas do local onde o candidato foi votar. “O bairro é bem tranquilo, mas hoje foi essa confusão, era um clima de festa, de comemoração, como se já fosse a festa da vitória”, diz ela.
A votação na Argentina segue até às 18h. O resultado só deve ser divulgado na segunda-feira (23/10). Atá às 12h, segundo a Dirección Electoral, 30% dos eleitores argentinos já havia comparecido às urnas.
Disputa eleitoral
Os maiores adversários de Milei na disputa são o peronista Sergio Massa (Unión por la Patria) e a centro-direitista Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio). Eles votaram antes do ultraliberal e em clima de tranquilidade.
Conheça os candidatos da Argentina:
Milei foi o mais votado nas primárias, a eleição funciona como um termômetro do pleito oficial e é realizada em agosto. As últimas pesquisas, porém, mostram que a disputa está embaralhada.
O mais provável é que ocorra um segundo turno, em 19 de novembro. A vitória em primeiro turno na Argentina ocorre quando o candidato obtém mais de 45% dos votos, ou quando chega a 40%, com mais de 10% de vantagem sobre o concorrente no segundo lugar.