Vídeo: veja chegada de Villavicencio ao hospital após ser baleado
Governo do Equador anunciou estado de exceção e luto oficial de 3 dias por morte do candidato Fernando Villavicencio. Eleição está mantida
atualizado
Compartilhar notícia
O candidato à Presidência do Equador Fernando Villavicencio foi assassinado a tiros em Quito, na noite de quarta-feira (9/8). O candidato fazia um comício político no Colégio Anderson, quando foi atingido pelos disparos. Após ser atingido, ele foi levado para um hospital nas imediações.
Veja o momento em que o político e jornalista chega à Clínica da Mulher:
Nas imagens, é possível ver um grupo de homens carregando o político, que está em uma maca e aparentemente imóvel, às pressas para dentro do hospital. Alguns funcionários correm para ajudar.
Segundo pesquisa publicada pelo jornal El Universo, Fernando Villavicencio aparecia como 5º colocado na corrida pelo Palácio de Carondelet, sede do governo. O também jornalista investigativo era conhecido por apoiar as causas indígenas e trabalhistas.
Villavicencio fez um discurso com declarações diretas de afronte ao grupo Los Choneros, que o ameaçava de morte.
Veja vídeo do momento dos tiros:
🚨🚨🚨 URGENTE
Fernando Villavicencio, candidato a presidente do Equador, é assassinado com tiros na cabeça pic.twitter.com/AHA0jplZVv
— Metrópoles (@Metropoles) August 10, 2023
O ataque foi reivindicado pelo grupo Los Lobos em vídeo divulgado nas redes sociais, mas as autoridades equatorianas não vinculam oficialmente a morte dele a essa facção. O Itamaraty lamentou o ataque ao candidato, e disse estar consternado.
O governo do Equador anunciou estado de exceção e luto oficial de três dias, e disse que as eleições estão mantidas.