Vídeo: Ucrânia diz ter afundado navio russo na Crimeia
A Ucrânia alega usar drones poderosos para afundar os navios da Rússia durante a guerra entre os dois países
atualizado
Compartilhar notícia
A Ucrânia comemorou uma vitória na guerra contra a Rússia. Segundo os militares ucranianos, o país conseguiu afundar um navio de guerra adversário perto do estreito de Kerch, na Crimeia ocupada.
De acordo com agência de inteligência militar HUR, em Kiev, o ataque ao navio Sergei Kotov aconteceu na noite de segunda-feira (4/3) e atingiu drones navais.
A embarcação russa fazia patrulha na região quando sofreu os danos e acabou afundando.
Veja:
Vitórias da Ucrânia no mar
Nas imagens, um drone atinge o navio no casco. Depois da explosão, mais drones chegam para acertar os inimigos.
De acordo com a agência de notícias militar, o ataque foi feito em parceria entre as Forças Armadas e o Ministério da Transformação Digital.
“O navio naufragado custa cerca de US$ 65 milhões”, escreveu a agência. Ainda não se sabe o que aconteceu com os 60 tripulantes da embarcação.
Apesar de os russos conseguirem bons avanços por terra, por mar eles sofrem derrotas, principalmente por causa de drones feitos pelos próprios ucranianos para a destruição de navios de guerra.
Em 14 de fevereiro, a embarcação César Kuznikov afundou perto da cidade turística de Alushka, na Crimeia. Em ambos os casos, os drones navais Magura V5 foram usados.
As autoridades aproveitaram para tripudiar os inimigos. O Ministério da Defesa, por exemplo, postou no X que o Sergei Kotov se transformou em “um submarino”.