metropoles.com

Vídeo: SpaceX lança módulo japonês da primeira missão comercial à Lua

Veículo decolou de base americana e deve pousar por volta de abril de 2023 na superfície visível da Lua; na cratera de Atlas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Ispace
rastro de foguete enviado à Luaapós decolagem - metrópoles
1 de 1 rastro de foguete enviado à Luaapós decolagem - metrópoles - Foto: Divulgação/Ispace

A empresa espacial japonesa Ispace lançou, neste domingo (11/12), o módulo lunar Hakuto-R em uma missão não tripulada enviada à Lua. O foguete da SpaceX partiu da estação Espacial de Cabo Canaveral, na Florida (EUA). Caso seja bem sucedido, este será o primeiro objeto privado a pousar em solo lunar.

O módulo decolou a bordo de um foguete Falcon 9 às 2h38 (4h38 no horário de Brasília), segundo as imagens transmitidas ao vivo do lançamento. A previsão é que ele desembarque no satélite natural em abril de 2023.

Até o momento, apenas Estados Unidos, Rússia e China foram bem sucedidos em pousar robôs na superfície da Lua, que está a cerca de 400 mil km da Terra.

“Nossa primeira missão estabelecerá as bases para liberar o potencial da Lua e criar um sistema econômico sólido e vibrante”, declarou o CEO da empresa, Takeshi Hakamada, em um comunicado.

Veja o vídeo do lançamento:

A missão ambiciosa da empresa é construir bases sólidas para criar “um serviço de transporte frequente e de baixo custo para a Lua”.

Com pouco mais de 2 por 2,5 metros de tamanho, o módulo japonês transporta um veículo tipo rover (capaz de se movimentar por uma superfície) de 10 quilos chamado Rashid, construído pelos Emirados Árabes Unidos.

As próximas missões devem contribuir para o programa Artemis, da agência espacial norte-americana Nasa — cuja missão não tripulada está em andamento —, além de contribuir com avanços  em termos de tecnologia e negócios para a Ispace.

A Nasa pretende desenvolver a economia lunar construindo, nos próximos anos, uma estação espacial na órbita ao redor da Lua e uma base em sua superfície.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?