Vídeo: SpaceX lança módulo japonês da primeira missão comercial à Lua
Veículo decolou de base americana e deve pousar por volta de abril de 2023 na superfície visível da Lua; na cratera de Atlas
atualizado
Compartilhar notícia
A empresa espacial japonesa Ispace lançou, neste domingo (11/12), o módulo lunar Hakuto-R em uma missão não tripulada enviada à Lua. O foguete da SpaceX partiu da estação Espacial de Cabo Canaveral, na Florida (EUA). Caso seja bem sucedido, este será o primeiro objeto privado a pousar em solo lunar.
O módulo decolou a bordo de um foguete Falcon 9 às 2h38 (4h38 no horário de Brasília), segundo as imagens transmitidas ao vivo do lançamento. A previsão é que ele desembarque no satélite natural em abril de 2023.
Até o momento, apenas Estados Unidos, Rússia e China foram bem sucedidos em pousar robôs na superfície da Lua, que está a cerca de 400 mil km da Terra.
“Nossa primeira missão estabelecerá as bases para liberar o potencial da Lua e criar um sistema econômico sólido e vibrante”, declarou o CEO da empresa, Takeshi Hakamada, em um comunicado.
Veja o vídeo do lançamento:
A missão ambiciosa da empresa é construir bases sólidas para criar “um serviço de transporte frequente e de baixo custo para a Lua”.
Com pouco mais de 2 por 2,5 metros de tamanho, o módulo japonês transporta um veículo tipo rover (capaz de se movimentar por uma superfície) de 10 quilos chamado Rashid, construído pelos Emirados Árabes Unidos.
As próximas missões devem contribuir para o programa Artemis, da agência espacial norte-americana Nasa — cuja missão não tripulada está em andamento —, além de contribuir com avanços em termos de tecnologia e negócios para a Ispace.
A Nasa pretende desenvolver a economia lunar construindo, nos próximos anos, uma estação espacial na órbita ao redor da Lua e uma base em sua superfície.